Circuito Sesc de Artes atrai uma multidão de pessoas para a Praça João Mariano de Freitas

image

“Um dos maiores públicos já vistos em cidades deste porte. Quando montávamos a estrutura na praça, o público já acompanhava atentamente, aguardando o início das apresentações”. Foram com estas palavras que um dos organizadores do evento, Anderson Nunes, definiu a passagem do Circuito Sesc de Ates por Jales, realizado na última sexta-feira, 13 de abril, na Praça João Mariano de Freitas.

Centenas de pessoas entre crianças, jovens e adultos prestigiaram intervenções de variadas linguagens culturais, somando 5 horas contínuas de apresentações. Este ano, a cidade recebeu nove atrações de importantes grupos e artistas renomados nos segmentos da música, teatro, cinema, artes visuais e literatura.

Na música, o grupo paulista Grand Bazaar encantou a plateia com sua produção autoral influenciada pela música cigana, árabe e judaica, em fusão com o jazz-rock, o baião e o carimbo. Destaque também para o Dj Formiga, que levou sua música durante todo evento, entre o preparo das atrações.

No teatro, inspirado na Folia de Reis a companhia de dança Dual Cena Contemporânea trouxe “Chulos”, espetáculo com muita dança acrobática e a energia de palhaços dançarinos e mascarados. Já o Coletivo Quizumba encenou “Quizumba”, abordando em um misto de capoeira, canto e teatro, encenando uma nova versão para uma história conhecida, a do Quilombo dos Palmares.

O Gabinete de Curiosidades e Habilidades exibiu no cinema diversos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures. A categoria literatura foi representada pela Companhia Instituto Clio, que através do projeto “Palavra + Imagem”, seus mediadores convidaram as crianças para leituras individuais ou coletivas.

Já nas artes visuais, as artistas Letícia Matos e Bruna Bortolleto ensinaram técnicas de Tecimento Livre – Macramé Moderno em que não é preciso usar ferramentas, como agulhas, para entrelaçar os fios. Os tecidos foram confeccionados com as mãos e diversos tipos de nós.

Também pelas artes visuais, o Coletivo Laranja Azul (SP) ensinou os pequenos a produzirem “Peixes Voadores”, indicadores de ventos ou birutas em formato de peixes, normalmente usados em aeroportos e aeroclubes.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá comentou a satisfação em ver a praça lotada. “Queremos aproximar cada vez mais a arte da população e é gratificante ver o grande público que compareceu em peso ao evento. Foram diversos elementos artísticos de extrema qualidade, oferecidos de forma gratuita. Ficamos felizes que todos tenham gostado. Vamos incentivar, cada vez mais, as apresentações culturais e artísticas na cidade”, comentou o Flá.

O Circuito Sesc de Artes visa democratizar o acesso à cultura em municípios do interior, levando diversas atividades artísticas para as praças de cidades. O evento foi realizado pelo Sesc São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.

Por Secretaria de Comunicação

Fale conosco

Obrigado por entrar em contato com a gente :)

Informe um nome

Informe um Email válido

A mensagem não pode ser vazia