Educação participa de oficina visando elaboração do Referencial Curricular Paulista

image

Na última semana do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Educação, a convite da Diretoria de Ensino de Jales, enviou seus representantes para participarem das oficinas dos componentes curriculares para elaboração do Referencial Curricular Paulista. O evento aconteceu na Rede do Saber, em Jales e reuniu 23 municípios da região.

Em parceira com a Diretoria de Ensino, a supervisora de ensino Marisley Berceli e a coordenadora da Educação Infantil, Adriana Feliciana Merotti, coordenaram os trabalhos da oficina no dia 31, que reuniu representantes dos municípios jurisdicionados para estudar e analisar a versão 1 do Referencial Curricular Paulista da Educação Infantil.

Esta oficina compõe uma das etapas de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2017, documento normativo que define um conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. “As primeiras etapas para a implementação da Base já foram concluídas e agora as Secretarias Estaduais e Municipais, em colaboração, unem esforços com seus professores e equipes pedagógicas na tarefa de realizar a elaboração de seus documentos curriculares”, ressaltou Marisley.

Na ocasião, os participantes da oficina puderam refletir sobre o texto introdutório da etapa da Educação Infantil e a Educação Integral como princípio, compreendendo que este deve ajudar o aluno a desenvolver-se em todas as suas dimensões, assim como os direitos de aprendizagem da Educação Infantil (conviver, brincar, explorar, participar, expressar, conhecer-se), e sobre a progressão dos Campos de Experiências.

As contribuições colhidas foram registradas em relatório da Oficina da Educação Infantil e encaminhadas CGEB (Coordenadoria de Gestão Educação Básica) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Segundo o cronograma, a previsão é de que o documento final seja divulgado até o final de 2018.

Obrigado por entrar em contato com a gente :)

Informe um nome

Informe um Email válido

A mensagem não pode ser vazia