Moradores do São Judas agradecem a Prefeitura por obras de substituição de galerias pluviais

image

Obra reivindicada há anos pelos moradores do bairro Jardim São Judas Tadeu, no cruzamento da Rua Amazonas com a João Batista de Melo está sendo agora executada pela Prefeitura de Jales. Trata-se de mais uma importante obra de infraestrutura urbana: a substituição e ampliação de galerias pluviais, que resolverá um antigo problema de alagamento das casas e vias públicas. O serviço iniciado na terça-feira, 04 de dezembro, integra um pacote de ações determinadas pelo prefeito Flá que estão sendo realizados pelas secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos e Habitação.

A obra, que compreende um trecho de aproximadamente 80 metros de extensão, consiste na implantação de um novo sistema de drenagem das águas pluviais e a inserção de bocas de lobo que irão cap­tar e escoar as águas das chu­vas. A população residente próxima ao local sofria com suas residências afetadas, além de transtornos como buracos e erosões.

“Quando chove bas­tan­te, aquela área da ci­dade passa por mo­men­tos de caos, uma vez que o volume de água que des­ce pelas enxur­radas é mui­to alto. Como a tubulação antiga era metálica, de aço galvanizado, foi corroída ao longo dos últimos 30 anos, comprometendo sua estrutura. Está sendo instalada uma nova tubulação feita de concreto armado, totalmente resistente e maior, para aumentar ainda mais o potencial de escoamento hidráulico. Também estamos ampliando a estrutura, acrescentando novos ramais, conhecidos como bocas de lobos ou bueiros, para uma melhor captação e vazão das águas pluviais que escoam nas vias”, explicou o secretário de Obras, Manoel Andreo de Aro.

Os trabalhos estão sendo executados com recursos próprios da administração municipal. “Os recursos e a mão de obra são da Prefeitura e apenas os equipamentos são locados. Optamos em fazer desta forma, para gerar uma economia aos cofres públicos, pois o valor investido será de aproximadamente R$ 100 mil e se o serviço fosse licitado, provavelmente teria um custo até quatro vezes maior”, complementou Manoel.

O secretário explica que “evidentemente estes reparos vão inibir em quase 99% o problema que ocorre naquele local, evitando problemas como a casa que inundou e viralizou nas redes sociais recentemente, ou o carro que ficou preso quando a tubulação cedeu, mas de forma legal a Prefeitura quer fazer uma abertura da rua e como a região termina em uma área particular, a Prefeitura avança em tratativas com proprietário da área, que inclusive, tem interesse em realizar um empreendimento no local, que provavelmente será executado no ano que vem”.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, ressaltou que a obra trará muitos benefícios aos moradores: “Este é um trabalho definitivo, executado pelas nossas equipes e está sendo realizado para acabar com este problema na região. Conheço a luta dos moradores desse bairro que há muitos anos sonham com esta obra e me sinto honrado e poder executá-la”, destacou o prefeito.

Feliz com a obra, a moradora Priscila Sebastiana Savenhago, que teve a residência afetada com o rompimento da antiga tubulação, agradeceu a atual administração. “Faz dez anos que eu vivo essa vida aqui. Desde 2008 quando vim morar no bairro é a mesma situação, eu tenho que tirar o barro com a mangueira, vem um absurdo de água e eu estou desempregada no momento. Quando o pessoal chegou e começou as obras eu amei, eu dei tanto glória a Deus, eu nem acreditei no dia que minha vizinha chegou aqui me avisando. Foi a primeira administração que tomou uma providência sobre o problema. Quando a enxurrada vinha, trazia tudo para dentro da minha casa, era lixo, pedregulho, saia levando minhas coisas e eu ficava com medo e já to esgotada. Eu creio que agora com a nova galeria o problema será resolvido e eu tenho que agradecer muito ao pessoal da prefeitura, ao Flá, porque só Deus para pagar, pois eu nunca vou poder. O Flá pegou a administração toda bagunçada e para mim ele sempre foi muito bom. Teve uma época que eu estava passando por uma fase muito difícil, meu ex-marido estava desempregado e o Flá sempre me estendeu a mão, então eu agradeço muito de todo o coração”, comemorou a moradora contando que por ter sua casa invadida pela água no período de chuvas, já perdeu freezer e geladeira e alguns de seus móveis foram danificados por conta das inundações.

“A Prefeitura foi bem rápida, porque em três dias depois da chuva que inundou a casa da minha vizinha já começaram a arrumar as galerias, foi muito bom. Minha casa também entrou um pouco de água e barro, e pelo pouco tempo que moro aqui já fiquei com medo, então não está beneficiando apenas uma pessoa, mas sim todos os moradores desse local, inclusive a creche ao lado. Foi muito bom o prefeito Flá ter olhado com mais carinho para esse bairro e principalmente para esse problema que há vários anos vinha ocorrendo”, agradece a moradora Ana Rafaela da Silva Sartori.

Após toda a reestruturação da tubulação, será feita a recuperação do terreno, com aterramento e a recuperação do pavimento asfáltico. A obra está prevista para terminar ainda este mês.

Obrigado por entrar em contato com a gente :)

Informe um nome

Informe um Email válido

A mensagem não pode ser vazia