Mostra Cultural Solidária promoveu intercâmbio entre alunos das redes estadual e municipal de ensino

image

Altas gargalhadas, olhares curiosos e alegria. Foi assim que as crianças da rede municipal de ensino jalesense apreciaram a 2ª edição da Mostra Cultural Solidária, que este ano abordou o tema: “Música Popular Brasileira – MPB: Gêneros & Musicais”, realizada no Teatro Municipal de Jales. O evento reuniu mais de 500 pessoas na manhã do dia 29, segunda-feira e quase o mesmo público à noite, quando as atrações foram reapresentadas para a população.

O evento é promovido pela escola estadual Dr. Euphly Jalles, concretizando uma ação solidária com a arrecadação de alimentos não perecíveis em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) juntamente com a Prefeitura Municipal de Jales. O objetivo da arrecadação é realizar a montagem das cestas de natal para as famílias carentes atendidas pelo FSS.

O espetáculo contou com apresentações de dança em dupla, show dos famosos, musicais, dança em grupo, dublagem e também abriu espaço para a participação especial dos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jales).

A Mostra Cultural é uma continuação do Pipoart (antigo Pipocão), evento interno da EE. Dr. Euplhy Jalles onde os alunos fazem as apresentações de acordo com o tema escolhido, que neste ano foi a “MPB: Gêneros e Musicais”, acontecido no dia 15 de setembro. Sendo assim, a Mostra é mais voltada para o âmbito beneficente.

“O diferencial da Mostra com o que aconteceu no Pipoart é que compete a uma apresentação solidária. Os alimentos arrecadados serão revertidos ao FSS para a montagem das cestas de natal. O propósito da apresentação é divulgar a arte, a cultura e o trabalho que os alunos da rede pública da escola Dr. Euplhy Jalles fazem, procurando privilegiar as várias regiões do país. A escola sempre priorizou essa área de inclusão social mediada pela arte e pela cultura. Então essa eventualidade vem coroar um trabalho”, esclareceu a Dirigente Regional de Ensino, Marlene Jacomassi.

Marlene ainda completou que a finalidade do intercâmbio das crianças da rede municipal presenciarem o espetáculo da rede estadual é motivar também as escolas municipais a participarem com a questão das doações, tendo uma integração entre elas.

A MPB

A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira e historicamente formou-se a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos trazidos por colonizadores portugueses e pelos escravos.

O rótulo abrigava uma série de gêneros e estilos musicais, com vários artistas de talento e de expressão, tais como os cantores da Era do Rádio, a Bossa Nova, o samba, as músicas regionais e a Jovem Guarda.

A partir de 1966, desponta um novo gênero musical brasileiro, a Música Popular Brasileira – MPB. Essa categoria surgiu a partir da segunda geração da Bossa Nova, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e outros.

Com o golpe militar de 1964, o movimento artístico acabou se tornando uma frente ampla cultural contra o regime militar. Hoje em dia a música brasileira é valorizada mundialmente.

Obrigado por entrar em contato com a gente :)

Informe um nome

Informe um Email válido

A mensagem não pode ser vazia