Prefeitura intensifica ações na Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti

image

Desde a segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação faz parte da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue para alertar a população sobre o risco oferecido pelo mosquito, assim como a importância da participação popular na prevenção.

Até o dia 15 de fevereiro, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde vão vistoriar imóveis para a retirada de recipientes que possam acumular água com objetivo de erradicar os criadouros do mosquito. O NASF – Núcleo de Apoio às Famílias também irá promover atividades educativas nas escolas e nas unidades de saúde, disseminando informações sobre as formas de combater o Aedes.

“As ações serão concentradas nas áreas de maior risco, nos bairros onde houve uma incidência maior de notificações de casos de dengue, intensificando o trabalho já realizado regularmente ao longo do ano”, informou Vanessa Luzia da Silva, coordenadora da equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal.

De acordo com Vanessa, o município de Jales possuiu 05 casos positivos autóctones e 65 notificações de casos de dengue que ainda aguardam resultados. “Para que seja considerado caso de epidemia é necessária à confirmação de 147 casos autóctones, mas vale lembrar que apesar de ainda não ser considerado um município em epidemia, a situação é de alerta devido a densidade larvária medida em janeiro ter apontado um índice de 3,4 % e as condições satisfatórias consideradas pelo Ministério de Saúde é que atinja até 1%”.

Vanessa frisou ainda que “a retirada do criadouro é conquistada pela mudança de hábitos cotidianos. É importante que as pessoas se conscientizem e mantenha seus imóveis sempre limpos, e é isso que objetivamos conseguir com as ações promovidas durante a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue”, finalizou.

Obrigado por entrar em contato com a gente :)

Informe um nome

Informe um Email válido

A mensagem não pode ser vazia