Com apoio da Prefeitura de Jales por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT) e parceria da TNV TEAM, a 3ª edição do Ultra Unijales Desafio Grandes Lagos 65k será realizada no dia 10 de março, com saída às 5h30 do estacionamento da Agromec.

O Desafio Grandes Lagos é uma corrida “Ultramaratona Rural”, executada por estradas de terra que interliga Jales às margens do Rio Paraná, em Santa Clara D’Oeste onde será a chegada, tendo como rota as cidades de Santa Salete, Santana da Ponte Pensa e Santa Clara D’Oeste, com duração de aproximadamente 10 horas de prova.

O objetivo desta corrida é explorar e divulgar a zona rural para se tornar um grande evento turístico, com aspectos comerciais para os produtores rurais por onde o evento esportivo passa.

A prova é dividida em cinco categorias em equipes masculina, feminina e mista que são: solo 65km; dupla – 33/32 km; trio – 22/22/21 km, quarteto – 17/16/16/16 km e quinteto – 13/13/13/13/13 km. A corrida já conta com 220 inscritos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. A idade mínima para participar é de 16 anos com autorização dos pais.

Mair Gama, um dos organizadores do evento esportivo, explicou que é a única Ultramaratona Rural do Brasil, pois deixa um pouco o estilo das provas triviais, curtas e urbanas. “A prova poderá se tornar um grande evento regional, estadual e nacional ainda. O Desafio é uma prova de superação, desafiadora e foi criada para a cada ano os atletas subirem de categorias”, completou.