No domingo, 01 de julho, foi realizada a 4ª Copa Interestadual de Karatê Jales, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Lopes Ferraz, organizada pelo professor de karatê Sensei Edson de Freitas Resende da AZK (Associação Zanon de Karatê), com o apoio da Prefeitura Municipal de Jales.

A competição contou com mais de 750 inscrições de atletas de várias cidades do estado de São Paulo, além de karatecas de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro e das mais de vinte cidades com academias pertencentes ao grupo da AZK entre elas Jales, Urânia, Estrela D’Oeste, Santa Salete, Santa Clara D’Oeste, Aspásia e Palmeira D’Oeste, cidades com o karatê oficial sob a supervisão do Sensei Edson, consolidando a Copa Interestadual de Karatê – Jales tanto em nível regional como em nível nacional.

O nível técnico desta 4ª edição foi muito alto. A competição registrou a presença de vários atletas da Seleção Brasileira de Karatê e também serviu de treinamento para vários outros atletas que estão se preparando para competições internacionais, como o Sensei Diego Pimenta, que ministra aulas na região nas cidades de Urânia, Jales (projeto SACRA) e Palmeira D’Oeste e que integrará a Seleção Brasileira de Karatê que representará o país no Campeonato Pan-americano no próximo mês de agosto.

As disputas foram divididas em categorias de kumitê (luta) e katá (luta imaginária), por divisões de faixa (divisão de novos – até a faixa verde e divisão especial – faixa roxa e acima), com divisões de peso para as categorias de kumitê.

“O esporte amador no Brasil sempre precisa de apoio, seja do poder público ou da iniciativa privada e nas cidades em que ministro treinamentos, o apoio que venho conseguindo das prefeituras, dos pais dos alunos e de empresários da região foi fundamental para possibilitar a realização da 4ª Copa Interestadual e tem sido fundamental nas conquistas obtidas pelos nossos alunos nas várias competições que participamos seja em nível regional, estadual ou nacional”, comentou o professor.

A delegação de Jales sagrou-se Campeã geral da competição, tendo Tupi Paulista ficado com o segundo lugar geral entre as delegações participantes.

A competição contou com a presença do prefeito municipal de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, o diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, João Roberto da Rocha (Porquinho), o vereador Bismark Kuwakino, além do prefeito de Urânia, Márcio Arjol, mostrando todo o apoio que o karatê oficial vem obtendo do poder público na região.

“Fiquei impressionado com a organização da Copa Interestadual de Karatê Jales, com a quantidade de participantes que se inscreveram e vieram de dezenas de cidades e até de outros Estados. O nível da competição chegou a um patamar que merece que este evento receba, além do nosso apoio e incentivo, ser abraçado pela população, já que leva o nome de cidade a diferentes municípios brasileiros. Parabéns aos organizadores, aos atletas e a todos os envolvidos”, disse o prefeito Flá.

Por Secretaria de Comunicação