Em comemoração aos 80 anos de Jales, celebrados no dia 15 de abril, a Associação Casa do Poeta e do Escritor de Jales, representada pela presidente Marilene Pacheco Teubner, com apoio da Prefeitura Municipal de Jales, Secretaria de Esportes, Cultura e Juventude de Jales, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino Região de Jales e Secretaria de Comunicação Social, lançou na manhã desta terça-feira (13), em formato online, o 7º Concurso Literário, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos à prática da escrita.
Poderão participar estudantes de todas as escolas da rede pública e particular, desde o Ensino Fundamental I e II até o Ensino Médio. Alunos do ciclo I de 1º a 3º ano participarão com desenhos.
Com o tema “Pandemia”, conforme ressaltou Marilene Pacheco Teubner, presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Jales, “o concurso busca um olhar diferenciado sobre o invisível coronavírus e a manifestação de apoio aos acometidos, aos que estão à frente lutando contra o vírus, aos que perderam entes queridos, prezando a vida e as relações familiares, de amizade, o convívio humanizado entre as pessoas, mesmo que à distância, nos moldes impostos pela disseminação do contágio, transcrevendo de forma poética o ‘sentir’ através do tema “Pandemia”.
Segundo a secretária municipal de Educação, a professora doutora Adriana Campos, a escolha do tema foi pensado no momento atual, de restrição, com a mudança drástica da rotina, o medo a insegurança e os cuidados necessários para se manter saudável. O intuito é despertar nos alunos a sensibilidade e percepção do cuidado e responsabilidade que devemos ter com nossa vida e com a do outro. E, através da poesia, dar liberdade para criar e transmitir este ‘sentir’ individual.
Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 30 de junho. Neste período, cada participante construirá um texto poético com a orientação dos professores de Língua Portuguesa. Ficará sob responsabilidade da escola formar uma comissão julgadora para escolher três representantes de cada sala. Todos os materiais devem ser encaminhados para os organizadores do evento (Casa do Poeta) que os encaminharão para a banca julgadora da ANLPPB (Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro), reconhecida pela UNESCO, para a escolha dos finalistas.
Os alunos da Unijales, das licenciaturas em Letras, Pedagogia e Artes atuarão como apoiadores na divulgação, execução e seleção e, até mesmo numa sugestão de lançamento com produções poéticas e obras de arte de sua autoria.
O projeto foi lançado durante reunião online, na manhã da terça-feira, dia 13, entre os organizadores, parceiros e representantes das escolas municipais, estaduais e particulares.
Premiação
Os trabalhos selecionados farão parte da V Coletânea Primeiros Versos, que será lançada de forma digital, na noite de premiação, quando ocorrerá o sarau dos participantes. O evento será realizado na Câmara Municipal de Jales, no mês de outubro, em data a ser definida, ou de forma online dependendo da situação atual.
Todos os participantes receberão certificado de participação. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão, também, troféus e livros de poetas da ANLPPB entre outros prêmios, como lápis de cor e camisetas.

O lançamento do 7º Concurso Literário, realizado de forma online, na manhã desta terça-feira (13), contou com a participação da presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Jales, Marilene Pacheco Teubner e apoiadores do projeto.