Com o objetivo de incentivar a leitura, proporcionar conhecimento, lazer e o acesso à informação, a Biblioteca Municipal de Jales renova mensalmente o seu acervo. Recentemente, mais cinquenta livros dos gêneros de romance, aventura, série, autoajuda, religioso, gibis e vestibulares foram adquiridos. Mais de 30 mil livros já fazem parte do acervo.
Atualmente a biblioteca possui livros que são separados por estantes dividas em setores, nas áreas da literatura (teatro, romance, ficção, entre outros), filosofia, ciências sociais, história, além de dicionários, enciclopédias, revistas e jornais.

A responsável pela Biblioteca, Carla Fontana, explica que atualmente o local possui 6 mil usuários cadastrados: “Por mês são locados aproximadamente 400 livros, uma média de 04 livros por usuário”.

Para a usuária do local Djullia Valim Mateus, a diversidade de livros é algo que desperta a atenção do leitor. “Eu comecei a frequentar a biblioteca desde os meus 14 anos e nunca perdi esse vínculo com os profissionais do local. O fato deles sempre renovarem os livros foi despertando o meu interesse pela leitura. Agora que estou trabalhando, o meu tempo está um pouco curto, mas sempre aproveito o meu horário do almoço e minhas horas vagas para ler”, disse Djullia.

Para realizar o cadastro e se tornar um usuário da biblioteca é preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. A Biblioteca Municipal fica localizada na Rua 08 nº 2260, no Centro de Jales. O horário de funcionamento é de segunda á sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e da 13h às 17h.