A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na segunda-feira, dia 5 de agosto, a entrega de uniformes escolares para os alunos atendidos pela rede municipal de ensino. Na manhã da quinta-feira, 8, a secretária da pasta Lourdes Marcondes Rezende participou da entrega das peças na Escola Municipal Professora Eljácia Moreira e na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Vera Lúcia da Silva Oliveira Vilela.

Durante toda a semana a Prefeitura entregou quase 9.400 uniformes aos pais de aproximadamente 4 mil alunos com idades entre zero e 10 anos, do ensino Infantil até o 5º Ano do ensino Fundamental. As peças foram entregues aos pais durante reuniões de pais e mestres em cada unidade escolar.

Cada aluno recebeu, gratuitamente, duas peças de uniforme. A entrega é uma das formas de garantir a permanência das crianças na escola e a qualidade do nível de ensino. “Dez por cento de cada tamanho das peças são reservadas paras novos alunos que entram no decorrer do ano ou para reposição, conforme necessidade da escola”, informou a secretária de Educação.

Na quinta-feira, durante a entrega na escola Professora Eljácia Moreira, além da secretária Lourdes Rezende, estavam presentes a diretora da escola, Vilma Pinheiro de Azevedo Agostinho; as supervisoras de ensino Valéria Altimari Alonso e Elaine Magri, a vice-diretora Gisele Guimarães e a coordenadora Luciana Prandi Franco, além de professores e funcionários. Os alunos foram reunidos no pátio da escola e fizeram uma grande festa ao receberem os novos uniformes. No mesmo dia, pela manhã, também ocorreu a entrega na EMEI Vera Lúcia da Silva Oliveira Vilela, com a presença da vice-diretora Sueva Mesquita Gonçalves e funcionários da escola.

A secretária Lourdes Marcondes Rezende discursou aos pais e alunos, destacando  que “o uso de uniformes implica em disciplina em relação a todos na escola, incentiva o respeito às normas, que é fundamental para a vida em sociedade, oferece conforto e evita o desgaste das roupas pessoais. Não podemos esquecer que a utilização das peças pelos alunos também garante segurança, já que possibilitam a identificação dos nossos alunos fora da unidade escolar, além de permitir que todos se sintam iguais”.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, lembrou que é através da educação que hábitos, costumes, valores e o conhecimento é transmitido de uma geração para a geração seguinte e que seu conceito engloba níveis de civilidade e capacidade de socialização e, por esta razão, desde o início de sua administração tem procurado investir e melhorar cada vez mais, não só a educação, mas diversos outros setores. “Um bom ensino se faz com investimentos e trabalho em equipe e graças ao empenho e dedicação de nossos professores e de todos os profissionais da Educação, nossas escolas municipais continuam evoluindo e obtendo ótimas médias e resultados no IDEB”.

Capacitações

Além dos uniformes, a Prefeitura realiza constantes investimentos na Educação, fornecendo alimentação de qualidade aos alunos, formações constantes aos professores, fim das filas por vagas nas creches municipais, entre outros.

No mês de julho, durante o período de férias dos alunos, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Jales marcaram presença no Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), realizado em entre os dias 17 e 19 de julho, em Votuporanga. Idealizado pela ADE Noroeste Paulista (Arranjo de Desenvolvimento da Educação), o Congresso cumpriu o intuito de estimular a formação continuada e contribuiu com a melhora na qualidade do ensino da região. Mais de 2,2 mil profissionais de ensino de aproximadamente 70 cidades da região e de outras regiões do país participaram do Congresso que contou com quatro palestras e cerca de 60 oficinas.

A Secretaria de Educação de Jales foi representada por 27 servidores, entre supervisoras, coordenadoras pedagógicas da Secretaria, gestoras das unidades escolares e professoras. Nomes conhecidos internacionalmente pelo trabalho que desempenham na educação passaram pelo palco do congresso, entre eles Fernando Moraes, Luciana Brites, Nino Paixão e Fernando Karnal.

A Prefeitura de Jales, também por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 29 e 30 de julho, o Encontro de Professores da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo principal de proporcionar formação continuada aos profissionais do setor. Foram dois dias de palestras e oficinas que proporcionaram conhecimento e enriquecimento pessoal aos dirigentes municipais de educação, professores e gestores educacionais como supervisores, diretores, e coordenadores pedagógicos. A programação contou com palestras e oficinas na Câmara Municipal e na E.M. Prof. Elza Pirro Viana.