Durante reunião promovida pela Secretaria Municipal de Comunicação, na sala de reuniões do gabinete municipal, na terça-feira, 22 de outubro, foram recebidos os alunos jalesenses medalhistas da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, realizada pela Agência Espacial Brasileira – AEB, em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira – SAB.

No total, Jales conquistou 18 medalhas na 22ª OBA, através de alunos da E.E. Dom Artur Horsthuis, E.M. Professor Alberto Gandur, E.M. Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, Escola Integrada Rui Barbosa (Cooperjales/Objetivo) e Colégio XV de Abril (Anglo Jales).

Realizado em maio deste ano, a olimpíada registrou a participação de 884.979 alunos distribuídos em 9.965 escolas e teve suas notas divulgadas recentemente, o que confirmou o sucesso e destaque dos alunos de Jales.

Da E.E.  Dom Artur Horsthuis foram homenageados os alunos da 8ª série A, Mateus Avanzi de Moura Cordeiro, José Luis Passarin Segantin, Luan Ribeiro Miotto, Jefferson Noriyuki Hashimoto e da 3ª série A, Diogo Gatto Carreira, Leonardo Zaniboni Silva e Carlos Eduardo Passarin Segantin, que auferiram uma medalha de Ouro, 4 medalhas de Prata e duas de Bronze.

Na E.M. Professor Alberto Gandur, Felipe Silva Bot e Kamilly Seccato Alves, ambos do 5º ano B, Luiz Antonio David Silva e Kaio Augusto Matias de Castro, do 4º ano C foram premiados com 3 medalhas de Prata e uma de Bronze. Ainda na rede pública, a aluna do 5º ano C da E.M. Maria Olympia Braga Sobrinho, Júlia Rosa Viegas, recebeu uma medalha de Bronze.

Na rede particular, a Escola Integrada Rui Barbosa recebeu 5 medalhas, sendo uma de Prata e quatro de Bronze, através dos alunos Laís Rogério C. Mendonça e Laís Caramelo Zulin, do 9º ano, e dos alunos do ensino médio Ana Beatriz C. Gutierrez, da 1ª série, Tiago S. Lansoni e Lucas Shinji Yano, ambos da 2ª série.

O Colégio XV de Abril/Anglo Jales também foi representado com uma medalha de Bronze, recebida pela aluna Suellen de Araújo Nascimento, que, na época estudava no 9º ano da instituição. Atualmente, Suellen estuda no 9º ano E da escola Agnes Rondon Ribeiro, em Santa Fé do Sul. A aluna esteve na Prefeitura no período da manhã e foi recebida pelo secretário de Comunicação, Douglas Zílio.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes são realizadas anualmente em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental ao Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FINEP, órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, e também conta com patrocínio da Universidade Paulista – UNIP.

“Todos ficamos muito orgulhosos pelo empenho e destaque dos alunos na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. Sabemos o quanto é importante incentivar o conhecimento de nossos jovens e parabenizamos todos os medalhistas, os participantes, e as escolas, através de suas diretorias e professores”, disse o prefeito Flávio Prandi Franco, através de sua assessoria. Flá chegou a agendar sua participação no evento, mas precisou se ausentar em função de reunião convocada posteriormente pela Caixa, em São José do rio Preto.

O evento contou com a presença dos secretários municipais de Educação e de Comunicação, Lourdes Marcondes Rezende e Douglas Zílio, servidores das duas secretarias, diretoria das escolas e pais de alunos. As fotografias do evento estão disponíveis na página da Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/prefeituramunicipaldejales).