Na manhã da sexta-feira, dia 15 de junho, centenas de pessoas entre autoridades e alunos de escolas estaduais e municipais de Jales participaram do “Dia de prevenção a incêndios”, organizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC do Município de Jales. O evento foi realizado no Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza.

Participaram do Dia de Prevenção a Incêndios o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, abastecimento e Meio Ambiente, Hilário Pupim, que representou o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, o coordenador Regional da Defesa Civil, Moacir Camazano Junior, o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Fernando Corrêa, os representantes do Corpo de Bombeiros, Sargento Rodrigo de Biazi Xavier Silva e Cabo Kleber Agostinho Pigari, o representante do Ministério Público Federal em Jales, Rogério Aparecido Luiz Marques, os representantes da Polícia Ambiental de Jales, o 1º Tenente, Comandante do 3º Pelotão de Polícia Ambiental de Jales, Fernando Rafael Eufrásio Júnior e o Capitão da 2ª Companhia de Polícia Ambiental de Fernandópolis, Mario Luciano Siconeli, a secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Rezende, os vereadores Bismark Kuwakino, João Zanetoni e Luiz Henrique Viotto, a diretora da Escola Municipal Professor João Arnaldo Andreo Avelhaneda, Fabrícia Cristina Moreira de Souza, a coordenadora da Escola Estadual Professora Elza Pirro Viana, Melissa de Moraes Valeretto e a diretora da Escola Municipal Iracema Pinheiro Candeo – Lola, Magneir de Souza Oliveira.

Os incêndios são acidentes muito temidos pela maioria das pessoas. Isso porque quando acontecem, podem causar verdadeiros estragos e consequências imprevisíveis. “O grande objetivo de hoje será orientar adolescentes das escolas do município sobre o perigo que o fogo se torna no período de estiagem”, ressaltou Hilário Pupim.

O coordenador Regional da Defesa Civil, Moacir Camazano ressaltou “que é crime atear fogo em lixo, florestas e matas e que o Corpo de Bombeiros deve ser sempre acionado. Quero parabenizar a todos os envolvidos no evento de hoje, dar boas vindas a vocês alunos. Tem uma frase que quero pedir para que vocês repitam comigo: A defesa Civil somos todos nós”, frisou.

Paulo Fernando Corrêa, coordenador municipal da Defesa Civil, agradeceu aos presentes por prestigiarem o evento e discursou dizendo que “o nosso objetivo hoje é prevenir, nós da Defesa Civil vamos atuar na conscientização. Se não colocarem fogo não teremos incêndio, sem perigo e sem riscos. Sem fogo, sem tragédia”.

Para o representante do Corpo de Bombeiros, Sargento Rodrigo de Biazi Xavier Silva, “esses eventos pra gente são de grande valia, porque não adianta falarmos sobre prevenção de acidentes e incêndios apenas para os adultos, vocês crianças que estão aqui, vão absorver o que será dito e levar para casa, contar aos pais e familiares. Estamos em uma época perigosa e devemos ficar atentos com relação aos incêndios, porque temos pouca chuva, que contribui no combate ao fogo. E nós, unidos, podemos colaborar muito na prevenção”.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente parabenizou a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e professores que se uniram com o objetivo de alertar os alunos da rede estadual e municipal de ensino sobre os perigos causados por incêndios. “Quero lembrar nesse momento meu período escolar e isso me deixa emocionado. Nossos professores são nossos segundos pais. Vocês crianças tem muito a aprender e todos que eu citei agora, são responsáveis por transmitir conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente. Parabenizo a todos que estão dando esta oportunidade a essas crianças de se tornarem defensores do futuro. Nós precisamos muito de vocês”, finalizou.

Após a abertura do evento, os alunos foram divididos em turmas que receberam orientações das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Defesa Civil.