No último dia 24 de setembro, terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Jales,  por meio do SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento), firmou parceria com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na implantação de uma sala específica para a realização de Testes Rápidos (TR) de HIV, AIDS, Sífilis e Hepatites B e C, que serão feitos na própria sede do AME de Jales.

O objetivo da parceria é reforçar espaços que já existem no Sistema Único de Saúde (SUS), para realização de Testes Rápidos, fortalecendo a cooperação entre os serviços com uma perspectiva de rede de cuidados que no futuro seja consolidada. Com esta ação o SAE/CTA institui como meta a aproximação e oferta do TR para a população, usuários e profissionais de Jales e região, em um local que já disponibiliza serviços de saúde a nível municipal e regional.

A sala será abastecida com insumos e fichas de atendimento mensalmente por meio de recursos do Estado de São Paulo, sendo repassados pelo Serviço de Assistência Especializada, que irá alimentar ainda mais os dados e difundir os serviços prestados pelo SAE/CTA.

Para a secretária de saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, esta parceria será de suma importância para os usuários do AME e a população em geral. “Os casos de HIV positivos estão aumentando, é importante que a população se conscientize em detectar precocemente a doença não só do HIV, mas também de Sífilis e Hepatites B e C. Esta parceria irá auxiliar muito a população de Jales e região que utilizam também os serviços do AME”.

Após solicitação do técnico de segurança do trabalho do AME, Jair Secafim Junior, o SAE/CTA atendeu ao pedido e as atividades dos testes rápidos já estão a todo vapor.

“Pensando em nível de atendimento em rede e da importância de aumentar o número de parceiros, esta implantação da sala de Testes Rápidos no AME de Jales vem fortalecer a ação de promoção e prevenção relacionadas a doenças como IST, HIV e AIDS, principalmente no que diz respeito à saúde do trabalhador (testagem dos colaboradores do AME) quanto à redução dos danos com acidentes biológicos e intensificação de campanhas pontuais”, completou a coordenadora do SAE/CTA de Jales, Dieine Morise Garcia.

Estiveram presentes no anúncio da implantação da sala de Testes Rápidos, a secretária de saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, Dieine Morise Mendes Garcia, coordenadora do SAE/CTA de Jales e a enfermeira Gilda Maria Donda Grigolin e também a equipe do AME formada por Kelli Cariline Fernandes, Jéssica Chaves, Fátima Modolo Claudio e Jair Secafim Junior.