Na manhã da última segunda-feira, dia 24, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã, que passou por grande reforma, voltou a prestar atendimento à população. As obras tiveram como objetivo garantir mais segurança, conforto e aprimorar os serviços de saúde oferecidos aos usuários da rede municipal.

Após a abertura da unidade, houve uma roda de conversa entre munícipes, usuários, autoridades e funcionários da UBS. Estavam presentes o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, a secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, o presidente e o vice-presidente do Conselho Local de Saúde, Olívio Gualberto e Benevaldo Jesus Rosa Ortega, o ex-presidente do Conselho, Nivaldo Gonçalves Rezende, o “Berinjela” e também os vereadores Fábio Kazuto Matsumura, João Valeriano Zanetoni e Vagner Selis.

A reforma contou com manutenção estrutural, correção de esquadrias de portas e janelas, substituição de portas, melhorias nas partes hidráulicas e elétricas, aplicação de uma nova estrutura de telhado com aproveitamento de telhas antigas, instalação  de novas calhas e rufos, regularização do calçamento no entorno da unidade, instalação  de piso antiderrapante na entrada, substituição de revestimentos nos banheiros, instalação de forro PVC em pontos específicos, instalação de extintores e iluminação de emergência, pintura interna e externa, entre outras muitas melhorias.

Apesar destas várias alterações ocorridas no prédio, durante o período das obras, a população não ficou desamparada. Os atendimentos de responsabilidade da UBS do Arapuã passaram a acontecer na unidade mais próxima, na ESF Drª Zilda Arns Neumann, no Jardim Novo Mundo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida, o fechamento provisório da unidade do Jardim Arapuã foi essencial para que problemas de infiltrações e de estrutura fossem sanados, garantindo assim mais segurança e atendimento humanizado. “É uma alegria imensa entregar essa obra nessas condições. Está bem nítido o quanto melhorou. A unidade ficou mais ampla, clara, dando assim melhores condições para a população ser atendida e para os funcionários trabalharem, todos com segurança e conforto”, afirmou.

“Fico muito feliz. Agradeço ao Conselho Local e a todas as pessoas que estão trabalhando nesta unidade. Essa não é só uma luta minha e da secretária de Saúde, mas sim de toda a administração que sempre visa melhorar o atendimento a nossa população. Mais uma unidade entregue em excelentes condições”, ressaltou o prefeito Flá, que concluiu: “outras unidades em diferentes pontos da cidade serão contempladas para atender melhor a população”.

Antônio Rodrigues, morador do Conjunto Habitacional Dr. Pedro Nogueira e também usuário da UBS do Arapuã agradeceu a atual administração por olhar para as necessidades da população do Jardim Arapuã e adjacências.

Atualmente, a UBS Getúlio de Carvalho conta com atendimento da médica, Mariana Lacerda, do dentista Tarcísio, da enfermeira Tatiane Sanchez, de agentes comunitários, técnicos de enfermagem e atendentes.