Que a prática regular de exercícios proporciona inúmeros benefícios para a saúde não é novidade, mas, além disso, proporciona espírito de coletividade, novas descobertas e amizades, inclusão social, conscientização ambiental, conhecimento e inspiração. Pensando nisso, por meio de uma parceria entre a AJATI (Associação Jalesense da Terceira Idade) e a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, passou a oferecer, nesta semana, aulas de Hidroginástica para a terceira idade do município.

As aulas são realizadas na sede do CIEVI- Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso de Jales e por serem consideradas atividades aeróbicas feitas em água, causam baixo impacto nas articulações, sendo um ótimo exercício para idosos, além de trazer muitos benefícios, como condicionamento cardiovascular, fortalecimento da musculatura, flexibilidade e coordenação motora, equilíbrio entre outros benefícios.

Qualquer pessoa acima de 50 anos, do sexo feminino e masculino, pode fazer parte do projeto que objetiva tirar os idosos do sedentarismo e ajudar na melhoria da saúde e prevenção de inúmeros problemas. Todas as aulas são ministradas sob a orientação de um profissional de educação física, nos períodos da tarde, de terça e quinta-feira, às 16h30.

Segundo a presidente da AJATI, Ivone Nogueira, o início das aulas de hidroginástica só foi possível graças a atual gestão municipal que se prontificou em dar boas condições à piscina que estava desativada e mantém uma parceria para realização da limpeza e manutenção do local. “Agradeço ao prefeito Flá que deu andamento no projeto permitiu o início das atividades físicas que proporcionam qualidade de vida e a integração social entre nossos idosos”.

Ivone contou que o sucesso do projeto já é tão grande que a primeira turma já conta com mais de 20 alunas e as matrículas não param de acontecer. “Já estamos estudando a possibilidade de abrir novas turmas, femininas e masculinas, nos períodos da manhã e da tarde e também às segundas e quartas-feiras. A procura tem sido grande e nossos idosos estão muito entusiasmados”. Idosos que não possuem a carteirinha da AJATI pagarão uma taxa de R$ 30,00 mensalmente.

Maria Aparecida Fuzeto dos Santos, de 70 anos, disse que não vê a hora de começar a frequentar as aulas. “Estou aqui para fazer minha matrícula. Perdi essa linda aula de hoje, mas na próxima já estarei na piscina, me exercitando, fazendo amizades e aproveitando essa grande oportunidade que a Prefeitura e a AJATI está oferecendo a nós da terceira idade”.

Dalva Carvalho, de 68 anos, também estava empolgada. “Estou aqui, nesse dia lindo, observando minhas amigas que se matricularam na aula de Hidroginástica e não vejo a hora de começar na próxima quinta-feira. Já estou matriculada e aguardando ansiosamente começar. Vejo que a professora Silvia é atenciosa, paciente e carinhosa com todos os alunos. Temos que agradecer por mais esse benefício aqui pra gente”. Vera Lúcia Feltrin dos Santos, de 59 anos, ressaltou que “sei que a hidroginástica é excelente para o coração, os músculos, o corpo e a mente. Muitas amigas minhas estão aqui e eu não poderia perder essa chance. Assim que fiquei sabendo que a piscina voltaria a funcionar, já fiz minha matrícula e vou indicar a todos os meus amigos da terceira idade“.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, falou da importância das atividades que envolvem a terceira idade no municípi. “A AJATI realiza muitas atividades que a Prefeitura é parceira através da Secretaria de Assistência Social. Além da hidroginástica, também são oferecidas aulas de ginástica, bailes, passeios, dança e muitas outras atividades. Isso fundamental para garantir lazer  e oferecer mais qualidade de vida e dignidade às estas pessoas que participam das tividades e projetos”.

A AJATI

A presidente da AJATI (Associação Jalesense da Terceira Idade), Ivone Nogueira, lembrou que todas as terças e quintas-feiras, no CIEVI, acontecem as Aulas de Ginástica, sempre das 7h30 às 8h30.

Nas quartas-feiras, às 7 horas, no mesmo local, acontecem aulas de Ginástica Rítmica. Aos sábados, o Tradicional Baile do CIEVI, voltado ao público da terceira idade, acontece das 22 horas às 2 horas da madrugada, sempre recebendo grandes bandas ou cantores para proporcionar momentos de lazer e bem-estar para os usuários e frequentadores do espaço que é amplo, seguro e climatizado.

Serviço:

Aulas de Hidroginástica

Quem pode: homens e mulheres com idade acima de 50 anos

Onde: CIEVI- Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso de Jales

Endereço: Rua Montana, esquina com a Rua Mississipi, Jardim Estados Unidos.

Informações: No local das aulas – segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Parceria: Associação Jalesense da Terceira Idade- AJATI  e Prefeitura Municipal de Jales