Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, foi realizado na sexta-feira, 08 de novembro, o primeiro “Bom Dia ao Idoso”, na Praça João Mariano de Freitas. O evento, que teve início às 8h da manhã e foi até às 12h, reuniu diversos serviços, órgãos e entidades que ofertaram atenção e cuidados à terceira idade.

O assunto discutido foi à conscientização e enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, além de desenvolvidas diversas atividades, tais como apresentações artísticas; atividades físicas; orientação jurídica; realização de exames e orientações de saúde; emissão do cartão de estacionamento; orientação dos serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social e realização de procedimentos estéticos.

A mobilização iniciou com a execução do Hino do Município e teve a participação de seus compositores, Moisés Landim de Souza (letra) e Edson Antônio da Silva (música); logo após houve a apresentação do Grupo de dança da Associação Jalesense da Terceira Idade, com a coreografia “Rainhas do Country”, da professora Silvia Lourenção dos Reis, que foi medalha de bronze nos Jogos da Terceira Idade deste ano na cidade de Santa Fé do Sul. Em seguida, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Jales, apresentou um coral regido pela professora Verena e a dança “Hip-Hop é Resistência”, criado pela professora Renusa. O NASF e a Academia da Saúde realizaram exercícios e alongamentos com todos os envolvidos.

De acordo com o administrador do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Jales e um dos organizadores do “Bom Dia Idoso”, Antônio Cláudio Francisco, havia a necessidade de falar mais sobre os direitos dos idosos, já que muitos sequer sabem, por exemplo, sobre seus direitos jurídicos. A OAB Jales ficou responsável por dar esse direcionamento aos que buscaram informações constitucionais.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, efetivou os cadastros de estacionamento dos idosos, entre outras atividades promovidas por outras pastas, como a de Assistência Social e Saúde.

A iniciativa contou com vários parceiros que também forneceram serviços aos cidadãos, como a APAE Jales; Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; Centro Integrado Esportivo da Valorização do Idoso – CIEVI; Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; Conselho Municipal da Pessoa Idosa; Faculdade de Tecnologia “  Prof. José Camargo” – FATEC Jales; Fundo Social de Solidariedade; Instituto Educacional Profissionalizante – IEP; Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo; Núcleo de Apoio à Família – NASF; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Pastoral do Idoso e da Saúde; SABESP; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana e Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA.

O “Bom Dia ao Idoso” reuniu centenas de pessoas na Praça João Mariano de Freitas

Apresentação do Grupo de dança da Associação Jalesense da Terceira Idade, com a coreografia “Rainhas do Country”

Equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também esteve presente

O coral com os alunos da APAE Jales

“Hip-hop é Resistência”, apresentação da APAE coreografada pela professora Renusa

A Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana efetivou os cadastros de estacionamento dos idosos

A OAB Jales orientou a população idosa sobre seus direitos jurídicos

Equipe do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo

Barraca da Pastoral da Pessoa Idosa

Os integrantes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Exercícios de aquecimento e alongamento fizeram parte do evento

Equipes da saúde compostas pela Secretaria de Saúde e instituições de ensino prestando atendimento como testes rápidos, aferição de pressão, pesagem, dentre outros

1º Bom Dia ao Idoso é realizado na Praça João Mariano de Freitas

 “Embora seja a primeira edição, a ideia é que seja feita todos os anos o mesmo evento nas proximidades do Dia do Idoso, junto aos parceiros que contribuíram para a realização desse evento”, finalizou Antônio Cláudio.