Na sexta-feira, 13 abril, Jales será o palco de espetáculos e intervenções artísticas do Circuito Sesc de Artes, que percorrerá a região com intensa programação cultural gratuita para todas as idades. O evento acontecerá das 16h às 21h30, na Praça João Mariano de Freitas.

Realizado pelo Sesc São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, a programação terá nove atrações de importantes grupos e artistas renomados nos segmentos da música, teatro, cinema, artes visuais e literatura.

Este ano, a programação de cinema, artes visuais e literatura, chegará aos espaços públicos, novamente de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.

Para o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, esse projeto é um presente para população Jalesense, pois proporciona às pessoas o contato com as diferentes vertentes da linguagem artística. “As atrações são para todas as idades e convido a todos para prestigiarem este evento que é muito elogiado por onde passa e tenho certeza que todos irão gostar”, completou o Flá.

Música
Reunindo diversos segmentos culturais, o grupo paulista Grand Bazaar apresenta uma produção autoral influenciada pela música cigana, árabe e judaica, em fusão com o jazz-rock, o baião e o carimbo.

Também na música, outro destaque é o Dj Formiga, integrante do coletivo Vinil é Arte, que tem um trabalho de pesquisa musical com foco, especialmente, em psicodelias brasileiras, MPB dos anos 1970, rap, música regional e afrobeat.

Teatro
A companhia de dança Dual Cena Contemporânea estreia Chulos, espetáculo de rua inspirado na Folia de Reis, com criação e direção de Ivan Bernardelli. Chulos dá continuidade à pesquisa da Dual sobre mitologia brasileira, revelando fragilidades sociais imersas no esplendor das manifestações populares, levando para o cenário urbano uma dança acrobática e cheia de energia de palhaços dançarinos e mascarados.

Já o Coletivo Quizumba encena “Quizumba!”. Inspirado no andamento de uma roda de capoeira, um misto de jogo, canto e teatro, o espetáculo pretende provocar reflexão ao abordar novas versões para uma história conhecida, a do Quilombo dos Palmares.

Cinema

O cinema fica por conta da exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Literatura

No universo literário, o público poderá usufruir do acervo variado de livros ilustrados, na qual mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas, através do projeto “Palavra + Imagem”, da Companhia Instituto Clio (SP).

Artes Visuais

Nas artes visuais, os participantes vão poder conhecer a técnica do Tecimento Livre – Macramé Moderno, na qual as artistas Letícia Matos e Bruna Bortolleto ensinam técnicas de tecimento livre, em que não é preciso usar ferramentas, como agulhas, para entrelaçar os fios. Os tecidos são confeccionados com as mãos e dedos e diversos tipos de nós.

Visando estimular a criatividade das crianças, o Coletivo Laranja Azul (SP) ensinará os pequenos com materiais simples e muita imaginação a produzirem “Peixes Voadores”, indicadores de ventos ou birutas em formato de peixes, normalmente usados em aeroportos e aeroclubes. Com os peixes birutas sustentados por varas de bambu, o público aprende movimentos dançantes para fazê-los voar livremente pelos céus.

Sobre o Circuito Sesc de Artes

O Circuito Sesc de Artes circulará por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. O evento que está em decima edição, neste ano envolverá 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos.

São cerca de 600 horas de programação, com apresentações, vivências e oficinas realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

10° Edição Circuito Sesc de Artes 2018

Data: Sexta-feira (13 de abril)

Horário: das 16h às 21h30

Local: Praça João Mariano de Freitas conhecida como “A Praça do Jacaré”