Na última quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Jales recebeu a 54ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados (CBH-SJDque teve como pauta a aprovação da cobrança pelo uso de recursos hídricos na área urbana e industrial nos municípios que compõem a UGRHI-18 (Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio São José dos Dourados).

A reunião dialogou a respeito do relatório de base do indicador de recursos hídricos na unidade da UGRHI-18, que faz um diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos do Rio São José dos Dourados e a proposta de investimento da aplicação de recursos deliberados pelo CBH-SJD.

A partir dessa proposta, os municípios fazem os seus pleitos que normalmente ficam vinculados a uma situação de enquadramento. A proposição do Comitê normalmente está vinculada com a preservação dos recursos hídricos.

São vários empreendimentos e investimentos que os municípios podem estar vinculado ao Comitê, onde é feita a avaliação dos projetos que devem possuir caráter de preservação ambiental. Composto por vários profissionais da área que avaliam a qualidade dos projetos, o CBH-SJD realiza a votação e consequentemente a aprovação.

No município de Jales, o último recurso viabilizado foi com valor em torno de R$400.000,00 destinados à execução de uma nova etapa do aterro sanitário. “É um grande avanço que através do Comitê conseguimos progredir bastante nessa situação de preservação do meio ambiente, principalmente nessa situação do aterro sanitário”, afirmou Nilton Suetugo, secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales.

O CBH-SJD é um órgão importante que encaminha todos esses recursos significativos para manutenção e preservação do meio ambiente, protegendo a água e conservando o solo.

ABRANGÊNCIA

As cidades de Rubinéia, Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Salete, Jales, São Francisco, Palmeira D’Oeste, Marinópolis, Aparecida D’Oeste, Nova Canaã Paulista, Suzanápolis, Ilha Solteira, Dirce Reis, Pontalinda, São João das Duas Pontes, São João do Iracema, Guzolândia, Auriflama, General Salgado, Magda, Floreal, Nhandeara, Sebastianópolis do Sul, Monte Aprazível e Neves Paulista são os municípios que compõem a UGRHI-18.

Essas cidades estão no âmbito dos principais rios da região, que são o São José dos Dourados, Ribeirão Ponte Pensa, Ribeirão Coqueiros e Ribeirão Marimbondo.