O Grupo Andaime de Teatro, de Piracicaba-SP, encantou o público que compareceu na Praça João Mariano de Freitas, no domingo, dia 18, para prestigiar o espetáculo ‘Coração dos Teatros Rodantes’. A apresentação, com entrada franca, contou com apoio do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.

A montagem Coração dos Teatros Rodantes é baseada no livro ‘Kafka e a Boneca Viajante’, de Jordi Fabra i Sierra, em que conta uma história verídica segundo a qual Kafka estava passeando por um parque em Berlim, alguns meses antes de morrer, e viu uma menina chorando porque havia perdido sua boneca. Ele, para consolá-la, diz que é um carteiro de bonecas e passa a inventar cartas que a boneca teria escrito à menina nas suas andanças pelo mundo. Devagar ambos vão sendo transformados, ele pela beleza e pureza da infância e ela pela sabedoria de alguém prestes a morrer.

O Grupo de Teatro Andaime tem mais de 30 anos de existência e estrada. Foi criado com o objetivo de promover investigações e experimentos nas artes cênicas. A ideia partiu de dois atores, Antônio Chapéu e Carlos Jerônimo. Além deles, participam do espetáculo os atores André Stenico, Ariane Martins, Jennifer Garcia, Raissa Buschini e Tiago de Luca. A direção é de Rogério Tarifa e a peça conta ainda com os músicos Felipe Vechini e Nivaldo Santos, dramaturgia de Ilo Krugli, direção musical e composições de Juh Vieira e direção de arte de Júlio Dojcsar.

“Foi muito lindo poder ver a Praça João Mariano de Freitas tomada por pessoas que buscam o teatro, sejam atores, estudantes de teatro ou pessoas que vieram para assistir. Eventos como este são importantes porque fazem do espaço físico um lugar de troca, de afeto, de encantamento. Isso estava nítido no olhar daquelas pessoas, de todas as idades, ali envolvidas com o belo espetáculo. É isso que acontece quando os pontos de cultura se juntam”, ressaltou o diretor da Escola Livre de Teatro, Clayton Campos.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá disse que “toda a população deve ter acesso à cultura e é nosso dever oferecer acesso aos equipamentos culturais, principalmente quando são oferecidos de forma gratuita para a comunidade. Parabenizo os atores e a todos os envolvidos no espetáculo Coração dos Teatros Rodantes que encantou muitas pessoas no último sábado. Já estamos programando novas atrações culturais para a cidade e no dia 13 de abril, uma sexta-feira, Jales volta para o Circuito Sesc de Artes, com apresentações gratuitas na Praça João Mariano de Freitas. Todos já estão convidados a participar”.

A apresentação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura.

Por Secretaria de Comunicação