Dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso. Em comemoração a essa data, a Escola Municipal Professora Elza Pirro Viana, para encerrar a semana de reflexão sobre os cuidados e respeitos aos idosos, promoveu na última sexta-feira, dia 27 de setembro, uma apresentação alusiva à data, representada pelos alunos do 1º ano A, da professora Luciana Sturnik, às demais classes do ensino fundamental.

Os alunos cantaram e dramatizaram a música Vovô (Palavra Cantada), que reflete sobre o tema e fizeram a leitura de frases com mensagens que despertaram nas crianças o sentimento de valorização e respeito à terceira idade. Outras atividades pedagógicas foram trabalhadas no decorrer da semana em todas as salas de aulas.

A diretora da instituição infantil, Melissa Y de M. Murzani Valeretto comentou a importância da iniciativa: “todos temos a obrigação de valorizar as pessoas idosas. Sempre abordamos datas comemorativas na escola de forma didática para ensinar os alunos, como a do dia dos idosos, oportunidade em que os nossos pequenos aprendem desde a infância a importância dos cuidados, atenção, respeito e gentileza, que todo idoso merece”.

A data

O primeiro dia do mês de outubro é dedicado à celebração da pessoa idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.