A rede municipal de ensino de Jales, considerada uma das melhores do Brasil, segundo dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tem recebido cada vez mais investimentos, fato que permitiu alcançar a nota 7.8 no ano passado e ser considerada a melhor educação municipal do Estado de São Paulo. Além de frequente capacitação da equipe pedagógica e de grandes melhorias na infraestrutura, a renovação de frota é uma constante. Após a aquisição de quatro ônibus em apenas dois anos, nesta semana a Secretaria de Educação recebeu mais um veículo para o transporte de alunos.

O ônibus foi recebido pela secretária de Educação, Lourdes Marcondes Rezende, pela encarregada do setor de transporte escolar, Rosana Aun Borges Dias e pelo chefe dos motoristas, Antonio Pinheiro de Azevedo. O veículo com tração nas quatro rodas e capacidade para transportar 29 estudantes sentados, além do condutor, foi viabilizado por meio de uma parceria com o Governo Federal, através do Programa Caminho da Escola, do FNDE.

“O município foi contemplado, através do empenho, e elaboração de projetos do setor de Convênios, e da secretaria de Educação da prefeitura”, ressaltou a secretária municipal de Educação.

O veículo é equipado ainda com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Este ônibus permite realizar o deslocamento de uma ou mais poltronas do salão de passageiros do exterior do veículo ao nível do piso interno”, ressaltou Lurdinha, como é conhecida a secretária de Educação.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, ficou muito feliz com a conquista do novo ônibus e destacou a importância do veículo. “Será um ônibus que vem a somar aos quatro adquiridos nos dois últimos anos de nossa administração com o objetivo de fortalecer cada vez mais o nosso ensino municipal que já é considerado de excelência. Trabalhamos para elevar cada vez mais nosso nível e proporcionar educação de qualidade para nossas crianças. Lembrando que qualidade também se faz com equipamentos como este que recebemos nesta semana para transportar nossos alunos com segurança e conforto”.

O programa

O programa “Caminho da Escola” foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas — próprias para o transporte de estudantes — e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana.