Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Jales marcaram presença no Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), realizado em entre os dias 17 e 19 de julho, em Votuporanga. De acordo com o idealizador do evento, a ADE Noroeste Paulista (Arranjo de Desenvolvimento da Educação), o Congresso cumpriu o objetivo de estimular a formação continuada e contribuir com a melhora na qualidade do ensino da região.

Entre as autoridades que passaram pelo Congresso estavam o prefeito de Votuporanga João Dado Leite de Carvalho, os deputados estadual Carlão Pignatari e Itamar Borges e secretário executivo da Educação, Haroldo Rocha.

Mais de 2,2 mil profissionais de ensino de aproximadamente 70 cidades da região e de outras regiões do país participaram do Congresso que contou com quatro palestras e cerca de 60 oficinas, que aconteceram no CEVG – Centro de Eventos “Valério Giamatei” e na Cidade Universitária da Unifev. Com o tema “Competências Socioemocionais e o Processos Educativos para o Século XXI”, o evento buscou discutir a formação do ser humano para a realidade do século XX. Foram cerca de 30 horas de programação e um número recorde de participantes.

A Secretaria de Educação de Jales foi representada por 27 servidores, entre supervisoras, coordenadoras pedagógicas da Secretaria, gestoras das unidades escolares e professoras.

Nomes conhecidos internacionalmente pelo trabalho que desempenham na educação passaram pelo palco do congresso, entre eles Fernando Moraes, Luciana Brites, Nino Paixão e Fernando Karnal.

O encerramento do CIENP ficou por conta do espetáculo “O Rei do Show”, que encantou o público com músicas cantadas ao vivo, acrobacias e dança. Gestores e professores também conheceram boas práticas vivenciadas em escolas do noroeste paulista, em uma exposição que contou com 20 painéis e 47 apresentações.

De acordo com a supervisora de ensino Marisley Berceli, “foram três dias de muito estudo, troca de saberes, atualização e principalmente uma transformação emocional necessária para definir nossas escolhas e continuar nosso trabalho em conjunto com os gestores escolares, professores, pais e alunos, visando sempre uma educação de qualidade”, frisou.