Na última segunda-feira, dia 22 de outubro, teve início a Formação Continuada em Horário de Trabalho Coletivo na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Gema Prandi Rosa, abordando o assunto “Autismo”.

A rede municipal de ensino conta com alunos diagnosticados precocemente com o TEA – Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil. Atualmente são três alunos que possuem diagnósticos fechados com o transtorno. A Coordenação Pedagógica da Educação Especial, coordenada por Márcia Batista Ataides, em parceria com a Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, coordenada por Adriana Feliciana Merotti, estão desempenhando formação com as educadoras e agentes das EMEIs que possuem o público alvo formado por crianças diagnosticadas com o transtorno do Espectro Autista.

A Formação Continuada auxilia os profissionais que trabalham, diariamente com estes alunos, oferecendo suporte pedagógico teórico e prático, com o objetivo de atuar nas necessidades específicas do aluno, que possibilitará seu desenvolvimento integral, desde a educação infantil, continuando no ensino fundamental.

Para o direcionamento do trabalho das educadoras e agentes são abordados o conceito do TEA e suas características, observações em bebês, transtorno do processamento sensorial, esteriotipias, o papel da EMEI, acompanhamentos e elaboração das atividades, além da necessidade de equipe manter um olha sensível e afetuoso para com essas crianças.