No início da noite da última segunda-feira, dia 26 de novembro, em uma solenidade para pais e alunos, funcionários e servidores da Educação, foi apresentada a nova denominação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Vera Lúcia da Silva Oliveira Vilela, no local onde durante muitos anos funcionou a Casa da Criança de Jales.

Estavam presentes a secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Rezende, a diretora Vilma Pinheiro de Azevedo Agostinho, a vice-diretora Sueva Oliveira Mesquita Gonçalves, equipe da unidade escolar e servidores da Secretaria de Educação, professores e familiares da homenageada, como o esposo Aguinaldo Vilela dos Santos (esposo da saudosa Vera) que foi com os filhos Rafael e Johnathan.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino de Jales, a diretora Vilma falou sobre a professora explicou o motivo da mudança do nome da EMEI. “De acordo com o projeto de Lei nº 110/2018, de 04 de junho de 2018, a Escola Municipal de Educação Infantil Professor Antônio Di Bernardo Perez, passa a ser denominada Escola Municipal de Educação Infantil Professora Vera Lúcia da Silva Oliveira Vilela. A EMEI Antônio di Bernardo, como todos sabem, passou a funcionar em um novo prédio no Jardim Maria Silveira, e precisávamos de um novo nome para esta bonita escola, nada mais justo que homenagear a professora Vera, que deu aula neste prédio e teve uma carreira brilhante e será eterna na educação e em nossos corações, por tudo o que representou em vida”.

A vice-diretora Sueva falou sobre a história de vida e a trajetória profissional da professora homenageada. “Vera Lúcia em Estrela da Barra, Minas Gerais. Veio para Jales no ano de 1982 para cursar o 2º grau e foi morar com a Professora Iria Assunção Moura. Começou a trabalhar no Bazar do Elias. Terminou o 2º grau e começou a fazer Magistério. Ainda morando com a Professora Iria, entrou na antiga Casa Portuguesa, onde trabalhou por um bom tempo. Demonstrando seu instinto de professora, incentivou seus sobrinhos a virem para Jales e se mudou para uma pequena casa para morar e cuidar dos mesmos. Já formada, começou a pegar algumas aulas de substituição. Prestou o primeiro concurso após se formar e foi aprovada. Por ter conseguido uma boa classificação, foi convocada e começou sua carreira na E.E. Professora Onélia Faggioni Moreira e em várias outras. Fez faculdade de Ciências e Matemática, mas escolheu continuar no primeiro grau. Durante muitos anos foi professora nas escolas E.M. Professora Eljácia Moreira e E.E. João Arnaldo Andrew Avelhaneda. Já com certa estabilidade, casou-se na cidade de Carneirinho, Aguinaldo Vilela dos Santos. Construíram uma linda família com seus filhos Rafael, Gabriela e seu filho de coração Johnathan”.

Lourdes Marcondes Rezende, secretária municipal de Educação, disse que Vera Vilela foi uma professora com grande distinção no município e no setor de educação, “portanto merece nossa homenagem no presente e no futuro. É uma honra para todos nós que essa escola passe a se chamar Professora Vera Lúcia da Silva Oliveira Vilela”.

O esposo da professora Vera, Agnaldo, mais conhecido como “Branco”, em nome de toda a família agradeceu a homenagem e disse que “foi um presente de Deus a oportunidade de ter vivido durante 25 anos ao lado da esposa Vera e compartilhado de tanto amor, carinho e cumplicidade, e criado nossos filhos ao lado dela”.

A EMEI Professora Vera Lúcia da Silva Oliveira Vilela possui 150 alunos com idades entre 0 e 3 anos matriculados na unidade.