Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o astrofísico e técnico em informática Paulo César da Silva, realizou palestra nas escolas municipais com todos os alunos de quartos e quintos anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Jales. O objetivo do evento foi incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia, que acontecerá no próximo dia 17 de maio, além de oportunizar experiências com profissionais da área científica que estuda o universo e, dessa forma, fazer com que as crianças despertem a curiosidade para a ciência e a astronomia de maneira geral.

Profissionais da Secretaria de Educação disseram que consideram importante proporcionar momentos e eventos voltados à ciência e a astronomia porque é uma área que não tem muito incentivo no contexto social e cultural dos alunos, mas que proporciona meios para se obter uma melhor qualidade de vida.

Três escolas foram sede das palestras que ocorreram nos dias 07, 08 e 09 de maio, e tiveram como tema os conteúdos que serão abordados na Olimpíada Brasileira de Astronomia: universo, fases da Lua, curiosidades sobre os Planetas e conhecimentos sobre as explorações espaciais, assim como a estrutura dos foguetes que saem da atmosfera terrestre. A Escola Municipal Professor Alberto Gandur recebeu os alunos da E.M. Profª Maria Olympia Braga Sobrinho; a E.M.Profª Eljácia Moreira recebeu alunos da E.M. Profª Jacira de Carvalho da Silva e da E.M. Profº João Arnaldo Andreo Avelhaneda e a Escola E.M. Profª Elza Pirro Viana recepcionou os alunos da E.M. Profª Jacira de Carvalho da Silva e da E.M. Profª Iracema Pinheiro Candeo – Lola.

O astrofísico Paulo César além de apresentar fotos reais tiradas com seus equipamentos, aguçou a curiosidade das crianças e possibilitou momentos de interação, respondendo as dúvidas da garotada. No final de cada encontro, o palestrante divulgou o seu trabalho científico por meio de sua página na Internet e do seu canal no Youtube. Como todo apaixonado pelo que faz, Paulo se mostrou disposto a conquistar mais seguidores e fomentou ainda mais o seu interesse pelo estudo do espaço.

Paulo também realiza palestras e projetos relacionados aos temas de sua formação. Aos interessados e curiosos só procurá-lo nas páginas de divulgação e nas redes sociais.