Pensando em oferecer mais chances para os estudantes deixarem as salas de aula rumo a experiências na vida real, a Prefeitura Municipal de Jales, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE disponibilizará informações das vagas de estágios e do Programa Aprendiz Legal na Biblioteca Municipal.

O estudante interessado em complementar a formação ou a ingressar no mercado de trabalho pode se dirigir a Biblioteca para conferir as oportunidades disponíveis e saber mais sobre os processos seletivos ofertados através de empresas parceiras do CIEE.

Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando. Podem se inscrever para concorrer a uma vaga de estágio, jovens a partir do 16 anos, devidamente matriculados em uma instituição de ensino e frequentando regularmente cursos de ensino médio, técnico, tecnológico ou superior.

O Aprendiz Legal é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000). O programa é voltado aos jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos. O requisito básico é que esteja cursando o ensino médio ou já tenha terminado.

A Biblioteca Municipal fica localizada na Rua 8, nº 2260, no Centro de Jales. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e da 13h às 17h. “As vagas também serão divulgadas no grupo que a Biblioteca possui no WhattsApp e que possui muitos jovens que possam estar interessados em estágios. Vejo como uma excelente oportunidade de inserir essas pessoas no mercado de trabalho, oferecendo, muitas vezes, a chance do primeiro emprego em forma de estágio”, disse a responsável pela Biblioteca Carla Fontana.

Ação de Cadastramento

No próximo dia 8, sábado, os estudantes de Jales e região poderão participar de uma ação de cadastramento alunos que também desejam concorrer a uma vaga de estágio ou aprendizagem.

Para se cadastrar é necessário comparecer no Centro Universitário de Jales (Unijales), na Avenida Francisco Jalles, 1851, com os seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Comprovante de Residência.

Para quem já tem cadastro e quiser atualizá-lo também poderá ser feita diretamente no site www.ciee.org.br.

O objetivo da ação é recrutar e capacitar futuros profissionais, possibilitando a descoberta de talentos. “É uma grande oportunidade oferecida pelo CIEE para que os estudantes possam efetuar o cadastramento e concorrer a uma vaga de estágio”, ressaltou a consultora do CIEE, Francine Bottaro.