A Prefeitura de Jales por meio do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), da Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade promoveram na tarde da sexta-feira, dia 31 de maio, o já tradicional Encontro das Gestantes. Mais uma vez o evento foi realizado na sede da Associação Nipo Jalesense com a participação de profissionais, agentes comunitários de saúde e equipe de coordenação das ESFs (Estratégia de Saúde da Família).

Gestantes e acompanhantes participaram do encontro que teve a abertura feita pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama de Jales, Glauciane Pontes Helena Franco. As atividades tiveram início com a recepção e acolhimento das participantes. Após o lanche ofertado às futuras mamães, foram realizadas atividades de alongamento e relaxamento pelo fisioterapeuta do NASF, Tiago Dan.

A terapeuta ocupacional e coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Soraya Barbur Prandi, orientou as gestantes sobre o tema no “Stand do Tabagismo”, montado especialmente para o evento. Alunos do curso de Enfermagem da Unijales promoveram um divertido Quis sobre gestação.

Antes do encerramento, a dentista Marize Fiorilli de Matos ministrou palestra sobre o tema “Saúde bucal e Gestação”. O Encontro ainda promoveu aferição de pressão arterial feita pelos alunos do curso de Fisioterapia da Unijales.

“A gestação é um momento único na vida de nós mulheres, portanto é muito importante darmos toda a atenção necessária. Desta forma, vamos garantir saúde, bem estar e qualidade de vida ao bebê e a vocês gestantes”, frisou a secretária de Saúde, Maria Aparecida. O pré-natal foi tratado como prioridade entre os palestrantes e profissionais que promoveram orientações.

Sobre o Encontro de Gestantes, a presidente do FSS, Glauciane Franco disse que é sempre muito importante viabilizar momentos de integração e descontração, com atividades de relaxamento, de orientação sobre a saúde das gestantes, além de oferecer orientações sobre o período de gestação que requer atenção e cuidados.

O evento conta com apoio da Unijales, Programa Municipal de Controle ao tabagismo/Saúde Mental, Nipo Jalesense e Núcleo Ampliado de Saúde da Família.  As participantes receberam uma lembrancinha preparada pelo Fundo Social de Solidariedade durante os cursos gratuitos de capacitação.