A Prefeitura de Jales por meio da Secretaria de Saúde de Jales e o Fundo Social de Solidariedade promoveram na quinta-feira, 21 de setembro, mais uma edição do Chá das Gestantes, evento que se tornou tradicional no calendário de ações promovidas pela administração municipal. O Chá foi realizado na sede da Associação Nipo Jalesense com a participação de profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), agentes comunitários de saúde e equipe de coordenação das ESFs (Estratégia de Saúde da Família).

O evento contou com a presença de 40 gestantes e acompanhantes. A abertura foi feita pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins. As atividades tiveram início com a recepção e acolhimento das participantes. Após o lanche ofertado pela Secretaria de Saúde, foram realizadas atividades de alongamento e relaxamento pelo fisioterapeuta do NASF, Tiago Rodrigues Dan.

A palestra abordou os temas “Terceiro trimestre gestacional”, “Trabalho de parto e parto”, ministrada pelo médico clínico geral Dr. Daniel Humberto Villarroel Ortuno, que ao final das orientações abriu espaço para as perguntas e sanou as dúvidas de todas as gestantes presentes. Ao término da palestra foi realizado sorteio de brindes ofertados pela Promoção Social.

Um espaço de brinquedoteca foi montado para acolher as crianças que acompanharam as mães no encontro e participaram de atividades preparadas especificamente para elas.

A secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, fez questão de enfatizar que a gestação é um momento muito importante na vida da mulher e para garantir saúde, o pré-natal é uma das prioridades enquanto ação de promoção de saúde e cuidado com a gestante, com a relação mãe-bebê, neste período da gestação.

“É sempre muito importante viabilizar este momento de integração e descontração, com atividades de relaxamento, de orientação sobre a saúde das gestantes, sobre como passar bem esse período, além de orientações sobre sinais e sintomas que as futuras mamães devem ficar atentas para evitar futuros problemas”, disse Maria Aparecida.

Ao término do encontro foi oferecido um café da tarde e realizado a entrega de lembrancinhas para as participantes. O evento foi encerrado pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Leidepaula da Rocha Belon, que reforçou a importância do pré-natal e agradeceu a participação das gestantes.