Promovida por meio da Secretaria Municipal de Saúde com apoio do SAE – Serviço de Atendimento a Especialidades, a palestra intitulada “Qualificação e Atualização em HIV” foi realizada na quarta-feira (06), no Clube dos Médicos em Jales.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, o encontro faz parte do PAM (Plano de Ações e Metas) e teve como principal objetivo capacitar os profissionais da área de saúde, sobre o HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana) causador da Aids, doença que ataca o sistema imunológico (responsável por defender o organismo de doenças).

Durante o evento, foi apresentada a forma correta de realizar aconselhamentos a respeito da prevenção de tal doença com os usuários do sistema de saúde.

Em meio às discussões, o psicólogo Cleber Trivizone abordou como lidar com o diagnóstico positivo em um teste rápido, como deve ser a postura e conduta dos médicos e enfermeiros frente aos resultados e como transmiti-los.

O médico infectologista da SAE, Maurício Fernandes Favalessa, destacou que foi registrado um aumento muito grande dos números de HIV nos últimos anos e por isso a importância da capacitação dos profissionais.

Por Secretaria Municipal de Comunicação