A data 18 de Maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e para alertar a população para combate ao abuso e a exploração sexual da criança e do adolescente, a Prefeitura Municipal, por meio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), promoveu diversas mobilizações e atividades em escolas públicas para conscientização em prol da causa no decorrer do mês.

As ações foram desenvolvidas pelo NASF em conjunto com as unidades de saúde do município nos dias 17, 22, 29 e 30 de maio. Entre as atividades, foi realizada a leitura interativa do livro “Pipo e Fifi”, que trata sobre o tema com linguagem adequada para crianças de 4 a 12 anos; apresentado um vídeo da “Campanha Defenda-se” sobre o tema em questão e feita uma atividade para fixar os conhecimentos transmitidos.

Entre as escolas participantes estavam a EM Professor João Arnaldo Avelhaneda (alunos de 1º, 2º  e 3º anos), EM Profª Maria Olympia  Braga Sobrinho (alunos de 5º ano), EM Alberto Gandur (alunos de 3º, 4º e 5º anos), EM Profª Elza Pirro Viana (alunos do 5º ano). As ações e atividades foram realizadas pela psicóloga do NASF, Éllen Shumiski, a profissional de Educação Física da Academia de Saúde, Grazieli de Souza, a agente comunitária de saúde da ESF Shiguero Kitayama/Roque Viola, Joice Izidoro,  o fisioterapeuta do NASF, Tiago Dan, a enfermeira Elaine Lopes, as agentes comunitárias de saúde da ESF Zilda Arns Neumann/Novo Mundo, Rosana e Gleice, as agentes comunitárias de saúde da ESF Getúlio de Carvalho/Arapuã, Neuza Fazam e Maria Isabel Fuzinohara, a profissional de educação física do NASF, Elen Mininel e pelas agentes comunitárias de saúde da ESF Setuo Suetugo/São Jorge, Mirlei Gonçalves, Ana Carolina Gropo e Cássia Cardoso.

Ainda houve apoio matricial pela psicóloga Éllen Shumiski, através da palestra “Abuso Sexual: a infância pede socorro”, ministrada para os profissionais da saúde da equipe ESF Francisco Xavier Rego/Paraíso.

Algumas ações acontecem essa semana: no dia 4 de junho, durante reunião de pais na EMEI Profª Gema Aparecida Prandi Rosa será ministrada a palestra Abuso Sexual: a infância pede socorro. No dia 5 será a vez de “Ação de Prevenção e Combate” com as crianças do Maternal II, também na EMEI Profª Gema Aparecida Prandi Rosa. Já no dia 6, a ação acontece para os alunos da Escola Profª Jacira de Carvalho da Silva.