Entre as 10h às 15h da última sexta-feira, dia 11 de outubro, aconteceu na ESF (Estratégia Saúde da Família) Francisco Xavier Rego, no Jardim Paraíso, a realização do “Dia D” em alusão ao Outubro Rosa, mês que orienta sobre a prevenção ao câncer de mama.

O principal objetivo da ação foi justamente a prevenção e promoção a saúde da mulher. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama neste ano de 2019.

A unidade disponibilizou serviços de atendimento específico para as mulheres como exame de papanicolau; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C pela equipe do SAE/CTA; solicitação de mamografia; receitas de contraceptivos; prevenção à saúde bucal; relaxamento muscular para alivio de tensão e estresse pela psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF; maquiagem e limpeza de pele; avaliação antropométrica e orientações pelos educadores físicos do NASF e uma aula de autoexame das mamas com uma paródia realizada pelas agentes comunitárias de saúde.

“Gostaríamos de agradecer a toda equipe pelo empenho, a população que compareceu e o carinho recebido. Foi um dia especial para acolher todas essas mulheres guerreiras para a prevenção e conscientização da doença, como também a realização de várias outras atividades, para que se sintam parte fundamental de nossa unidade”, explicou a enfermeira da ESF Francisco Xavier Rego, Fernanda Barbosa.

 

A equipe da ESF Francisco Xavier Rego do Jardim Paraíso satisfeitos pelo sucesso do Dia D

Vários serviços de promoção e prevenção à saúde foram disponibilizados as mulheres que procuraram a unidade de saúde

As agentes comunitárias de saúde apresentaram uma aula diferente, com uma paródia explicando sobre o autoexame das mamas