As obras de reforma, ampliação e revitalização das UBS (Unidade Básica de Saúde) realizadas pela Prefeitura Municipal de Jales avançam e mais uma obra é entregue a população: a unidade Shiguero Kitayama, do Conjunto Habitacional Roque Viola. Os atendimentos dos serviços de saúde foram retomados normalmente na manhã da segunda-feira, 22 de julho.

O local recebeu uma ampla reestruturação da estrutura física, que engloba a substituição de pisos por antiderrapantes; nova pintura nas paredes internas e externas; recuperação das esquadrias metálicas; instalação de grades de proteção nas portas e janelas; substituição de portas e de batentes, adequando salas específicas de atendimento quanto às normas de acessibilidade; reparo do telhado existente; instalação de novas calhas e rufos; melhorias nas instalações hidráulicas, onde todas as pias foram substituídas por pias de granito, além da instalação de novas torneiras; instalação de extintores de incêndio e iluminação de emergência; melhoria das redes de lógica e telefonia; regularização do calçamento, tanto na frente como nos fundos da Unidade; melhorias nas instalações elétricas, onde além de outras adequações todas as luminárias foram substituídas por LED visando a economia e durabilidade.

Nos banheiros de acesso ao público foram substituídos os revestimentos por porcelanato, foram instaladas divisórias e bancadas em granito, portas em alumínio, e novo vasos sanitários, barras de apoio, sendo adequados quanto às normas de acessibilidade. Durante as obras de reforma, o atendimento à população não foi prejudicado, já que uma casa foi alugada pela Prefeitura no Jardim Estados Unidos para a continuidade dos serviços oferecidos.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, um dos principais problemas enfrentados na estrutura da unidade era o problema de alagamento em épocas de chuvas, além de outras marcas do tempo que preocupavam e comprometiam a qualidade da unidade. “Com a ajuda do Conselho Local e ouvindo a população do bairro da área de abrangência da unidade, fizemos as adequações estruturais do prédio e estamos aprimorando a gestão do atendimento conforme sugestões e reivindicações dos usuários”.

Serviços básicos de saúde, como consultas médicas, enfermagem e odontologia, são oferecidos à população que procura por atendimentos. Em visita a unidade, para consagrar a retomada dos atendimentos, o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, ressaltou que as obras tiveram como objetivo garantir mais segurança, conforto e aprimorar os serviços de saúde oferecidos aos usuários da rede municipal, assim como dar condições de trabalho aos profissionais que se dedicam às atividades desenvolvidas na unidade.

Flá destacou também a reforma da ESF (Estratégia de Saúde da Família), Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã, concluída no mês passado, e a construção em andamento de uma nova unidade de saúde em Jales, que será de Porte 2, ou seja, com capacidade para receber a estrutura física e equipe de duas unidades em um mesmo espaço, localizada na Rua João Mariano de Freitas Filho, na esquina da Avenida Paulo Marcondes, no Jardim Monterey.

A UBS Shiguero Kitayama é uma Unidade de Saúde Mista, tem uma área de abrangência de aproximadamente 7 mil usuários e atualmente tem um corpo clínico médico formado por 01 pediatra, 02 ginecologistas, 02 clínicos geral, 01 dentista, 02 enfermeiros padrão e 02 técnicos de enfermagem.

Além do prefeito Flá e da secretária de Saúde Maria Aparecida, acompanharam a reabertura da unidade a equipe da UBS, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, conselheiros locais, secretários e servidores municipais, moradores do bairro e os vereadores Vanderley Vieira dos Santos, Fábio Kazuto Matsumura, João Valeriano Zanetoni, Vagner Selis e  Luis Henrique Viotto.