A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com a Prefeitura de Jales, realizou na manhã do sábado, dia 9 de fevereiro, a entrega de 99 unidades habitacionais construídas no Conjunto Habitacional Honório Amadeu. Há sete anos os mutuários aguardavam para realizar o sonho da casa própria, mas somente a atual administração conseguiu “destravar” as obras, concluir e entregar as casas.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá e o vice José Devanir Rodrigues, o Garça, ao lado das esposas Glauciane Pontes Helena Franco e Ana Maria Saura Rodrigues receberam autoridades como presidente da CDHU, Eduardo Velucci, que também representou o governador do Estado de São Paulo, João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia e o Secretário de Estado de Habitação, Flavio Amary, além do diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin, o deputado federal Geninho Zuliani, o deputado estadual Itamar Borges, representantes dos deputados Analice Fernandes, Carlão Pignatari e Fausto Pinato, prefeitos, vices, representantes da família do homenageado com o nome do bairro, o ex-prefeito Honório Amadeu, e vereadores Fábio Kazuto, Deley Vieira dos Santos, João Zanetoni, Macetão, Bismark Kuwakino, Vagner Selis e Adalberto de Oliveira Filho.

Do total das unidades, 80 foram entregues para a população em geral, sete para deficientes, cinco para idosos, quatro para policiais e agentes penitenciários e três unidades para indivíduos sós. O empreendimento foi viabilizado pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor, por meio da CDHU. As unidades têm dois dormitórios de 56,67 m² com sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As moradias respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação – piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, aquecimento solar para chuveiro, e acessibilidade, entre outras melhorias. Os residenciais contam com completa infraestrutura urbana, pavimentação, iluminação pública e redes de água, esgoto e elétrica.

A entrega das casas também faz parte do processo de conclusão de obras iniciadas em outras gestões e que ainda não haviam sido finalizadas. Sandra Failli, que vai residir em uma das casas com o filho Breno, portador de necessidades especiais, falou sobre a emoção que está vivendo. “Essa é minha primeira casinha própria, vou sair do aluguel e estou muito feliz. Não tenho palavras pra descrever essa conquista”. Já a contemplada Edilaine Arlindo, ao lado do filho Gabriel, disse que estava bastante emocionada: “vou sair do aluguel, lutei muito, e entre tantos inscritos, estou aqui realizando meu sonho”. Kelly Vergílio Silva, também recebeu a chave de sua casa, onde vai morar com o esposo Francismir, e falou sobre a felicidade de poder se mudar para uma casa própria: “é um sonho indescritível e não posso deixar de agradecer ao prefeito Flá que não deixou esse nosso sonho para trás e se empenhou para que a obra fosse finalizada e hoje quase 100 famílias tivessem um teto, uma casa para morar. Isto não tem preço. Muito obrigado prefeito e a todos que realizaram nosso grande sonho”.

O deputado estadual Itamar Borges que fez gestões pela construção de casas em Jales disse que “o Flá luta por estas moradias muito antes de ser prefeito e tem o meu apoio e do deputado Geninho. É uma alegria participar deste momento e ver a felicidade das famílias. Parabéns a todos os beneficiados”, destacou. O deputado federal Geninho, enfatizou “que a entrega de casas populares é um momento de realização de sonhos das pessoas, e eu sei o quanto isso demorou para ser conquistado. O prefeito Flá lutou muito para vencer os obstáculos, sei da sua garra, da sua determinação, de seu amor pela cidade de Jales e o quanto ele está transformando essa cidade em uma cidade pujante e vitoriosa. Que todos vocês sejam felizes em suas novas casas”.

O prefeito Flá falou das dificuldades enfrentadas para conseguir concluir as unidades habitacionais e da felicidade em poder entregá-las. “Quero antes de tudo pedir aplausos a todos os mutuários que lutaram, batalharam e conquistaram suas casas. Agradeço ao secretário estadual de Habitação, Flavio Amary, que sabia da nossa dificuldade em entregar essas casas e atendeu meu pedido para antecipar essa entrega que só aconteceria no final do mês de março. é um momento de festa e de alegria. Faço um agradecimento especial e um reconhecimento à família do nosso querido ex-prefeito Honório Amadeu, que deu nome a esse conjunto habitacional, um homem exemplo de seriedade, honestidade, competência, administrador, pai e homem público. Muito obrigado a seu filho, pastor Honório e toda a família por ter aceitado essa homenagem e nos prestigiar. Agradeço também a presença do presidente da CDHU, Eduardo, e peço que leve nosso abraço e muito obrigado ao governador João Doria, grande parceiro, querido, dinâmico e ao vice Rodrigo Garcia, meu amigo pessoal, que já começou fazendo a diferença. Parabenizo vocês mutuários que recebem hoje suas casas, mais uma obra como tantas outras que tiveram dificuldades para serem entregues. Encontramos 11 obras inacabadas, das quais nove já concluímos. A partir de hoje vocês tem vida nova, que Deus abençoe a todos”.

ainda solicitou ao presidente da CDHU a construção de novas casas populares em Jales. “Somos gratos por essas casas, mas 99 unidades para uma cidade com 50 mil habitantes ainda é pouco. Precisamos de mais unidades habitacionais para a população de Jales que necessita. Já temos um terreno que comporta 300 unidades, estamos fazendo o levantamento dessa área. É fundamental que a CDHU reconheça a importância de a população realizar o sonho da casa própria. Essas pessoas merecem”.

Eduardo Velucci finalizou dizendo que “essas 300 unidades solicitadas pelo prefeito Flá serão olhadas e estudadas com muito carinho por nossa equipe. É um compromisso meu, nós vamos fazer um trabalho muito grande pela cidade e região. Esse é um momento de conquista e alegria, a casa própria faz toda a diferença na vida das famílias. Vocês todos contemplados são realmente iluminados por isso. Agradeço ao governador João Doria, ao vice Rodrigo e ao secretário de Habitação Flavio Amary pela oportunidade de representá-los nesse momento”.