A Secretaria Municipal de Saúde, através do SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) e em parceria com a Prefeitura de Jales, realizou a Campanha Fique Sabendo, voltada para o público idoso.

As ações aconteceram na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré), nos dias 30 e 31 de outubro, visando à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e promoção da saúde, que teve como finalidade auxiliar na identificação precoce de agravos, garantido o bem-estar da pessoa idosa. Foram realizados testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B e C, orientações com médicos e enfermeiros, e também a distribuição de insumos de incentivo à adesão ao teste rápido.

A coordenadora do SAE/CTA de Jales, Dieine Morise Mendes Garcia, ressaltou que é o segundo evento realizado neste ano para a população idosa, e o quanto é importante à participação da comunidade nas campanhas realizadas pela SMS, principalmente na terceira idade, onde a pessoa fica mais vulnerável à doenças infecciosas.
No total foram realizados cerca de 100 testes rápidos, na ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Campanha Fique Sabendo.

A Campanha Fique Sabendo é uma mobilização da rede pública de saúde, que promove o incentivo ao teste de AIDS/DSTs e Sífilis e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Fazer o teste de AIDS é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde.