O prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, viajou para São Paulo na sexta-feira, dia 29 de junho, para assinar o Protocolo de Intenção do Programa de Segurança no Trânsito. O protocolo foi celebrado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão e o Departamento estadual de Trânsito de São Paulo, no ato representado pelo diretor presidente Maxwell Borges de Moura Vieira e prefeitos de 32 municípios. No total 122 novas cidades passam a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

O programa visa constituir no município de Jales grupos de trabalho multidisciplinar com a finalidade de discutir projetos relativos à segurança viária, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização, sinalização e educação no trânsito, promovendo a troca de conhecimentos, dados estudos, experiências e cooperação mútua nas esferas estaduais e municipais que visem à diminuição de mortes e feridos em acidentes de trânsito.

Juntas, as 122 prefeituras terão R$ 70 milhões em recursos para investir em projetos de melhorias viárias, obras de sinalização e ações de educação e fiscalização. Com a adesão dessas cidades, o programa passa a trabalhar em parceria com 224 cidades. Os convênios, realizados por meio do Detran, já somam mais de R$ 180 milhões em recursos provenientes de multas aplicadas pelo órgão.

A cooperação mútua e o desenvolvimento de projetos que possam resultar do Protocolo de Intenções vão depender da formalização de instrumentos jurídicos específicos, que serão futuramente celebrados pelos envolvidos, que definirão o objeto de cada etapa de execução.

O Governo do Estado de São Paulo juntamente com o Detran-SP tem como objetivo reduzir pela metade o número óbitos no trânsito até 2022.

Para o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales, Nilton Suetugo, a medida é importante para que “possamos desenvolver projetos que garantam a segurança no trânsito, medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização, objetivando reduzir os acidentes de trânsito na cidade”.

O prefeito Flá ressaltou que “a parceria é de extrema importância, já que Jales e os municípios envolvidos receberão a atenção necessária para que, se for preciso, instale mais semáforos, radares eletrônicos, redutores de velocidade, entre outros equipamentos e dispositivos que contribuam com a redução de acidentes de trânsito”.

As ações de conscientização serão destinadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “A iniciativa permite que ampliemos as ações das prefeituras para reduzirmos o índice de acidentes. O principal, claro, é a conscientização. São 600 vidas que nós poupamos nos últimos doze meses e atingimos 91% do território de São Paulo”, ressaltou o governador Márcio França durante a solenidade de assinatura dos Protocolos de Intenção.