A Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores da Região de Jales comemorou na sexta-feira, 27 de abril, 25 anos de fundação e muitas conquistas que fortaleceram o trabalho reconhecido por sua qualidade. Para celebrar a data, foi organizado um café da manhã que contou com a presença de autoridades como o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, vereadores, representantes de sindicatos, secretários municipais, cooperados, diretoria, funcionários, além de produtores rurais e seus familiares.

Criada em 01 de abril de 1993, a Cooperativa conta hoje com 136 cooperados, a maioria proveniente da agricultura familiar e com abrangência regional. Sua sede de processamento, instalada no Distrito Industrial II, conta com infraestrutura completa para as demandas apresentadas pelos produtores e dispõe de aproximadamente 15 funcionários. Os produtos da Cooperativa atendem principalmente as prefeituras municipais de diversas cidades da região, por meio do fornecimento de frutas, verduras e legumes para a merenda escolar. Atualmente o público em geral pode consumir os itens, fruto do trabalho dos cooperados, que estão disponíveis em supermercados de Jales e região.

O prefeito Flá destacou que a atuação da Cooperativa significa geração de renda para muitas famílias do município e o fortalecimento da economia da cidade. “Um ato de comemoração de 25 anos, se tornam as bodas de prata de uma estrutura maravilhosa, uma mega estrutura, tão importante para todos os nossos produtores, valorizando a agricultura familiar. É um espaço que deu certo, que está sendo muito utilizado e que está sendo aprovado”, disse.

Flá ressaltou ainda que “o sistema de cooperativa é muito interessante e Jales dá um grande exemplo ao setor. Mais uma vez, no mês de abril, já estendendo essas festividades de aniversário da cidade, poder comemorar 25 anos de uma cooperativa que é reconhecida regionalmente, que tem a sua importância no cenário que valoriza agricultura familiar, que coloca o alimento, o produto nobre do agricultor no prato, na merenda escolar é uma grande alegria poder celebrar”.

Na cerimônia que foi realizada em um dos galpões da Cooperativa, o prefeito Flá afirmou que o trabalho dos cooperados representa “a valorização desse setor para nós. São quase oito mil propriedades em Jales, portanto, reconhecemos neles profissionais competentes naquilo que fazem. A cooperativa, também nesse setor de gestão, mostra eficiência, por isso que a Prefeitura tem que abraçar essas causas, tenho certeza que nós estamos no caminho certo”.

O presidente da Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores da Região de Jales, Shoti Kamimura, lembrou o crescimento da atividade agrícola da agricultura familiar e do incremento dos produtos in-natura na mesa da população de Jales e região. “Agradeço a todos os participantes e às pessoas que colaboraram para o desenvolvimento e a permanência dessa cooperativa, a todos que tem crescido também ao longo desses anos, os parceiros, os colaboradores, os próprios produtores que aderiram a essa ideia, de que a cooperativa realmente é um caminho rentável para eles. Eu acredito, sempre acreditei no desenvolvimento da pequena agricultura. A gente tem que se unir em cooperativas ou associações, para que possamos sobreviver e colocar nossos produtos no mercado com a melhor margem para nós e para o consumidor, ter um preço mais acessível. Então eu acho muito importante a existência da Cooperativa para a população de modo geral, produtos semi-elaborados estão sendo muito bem aceitos e nós agradecemos muito, pela participação de todos na aquisição de nossos produtos”.

Ao final da cerimônia, foi realizada uma visita às instalações da Cooperativa, onde foram apresentados os métodos de produção, desde o recebimento dos alimentos, sua higienização, seu processamento, embalagem e conservação. Entres os produtos oferecidos está o mix de legumes para sopa e yakissoba. Uma oferta ainda de pacotes em cubos, ralados e picados de uma grande variedade entre abóbora menina, abóbora paulista, cenoura, beterraba, repolho, acelga, abóbora cabotian, cheiro verde entre outros.