Na tarde da última quarta-feira, dia 20 de junho, foram entregues os certificados para alunos que participaram do Projeto de Inclusão Digital “Click Melhor Idade”, promovido por meio de uma parceria entre a FATEC Jales (Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo) com o Fundo Social de Solidariedade de Jales (FSS).

A entrega aconteceu na sede da FATEC pelo prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, presidente do FSS, Glauciane Pontes Helena Franco, o coordenador do curso de Sistemas para Internet, Tiago Ribeiro Carneiro, que representou o diretor Evanivaldo Castro Silva Júnior, dos professores Fabiana Pupim Masson Caravieri e Carlos Alberto Gonçalves e dos monitores que deram total suporte ao curso.

Durante o curso, os 30 novos alunos inscritos tiveram a oportunidade de entrar em contato com as novas tecnologias, aprendendo a manuseá-las e utilizá-las como ferramenta para o dia a dia. A carga curricular do curso foi de três meses de estudos, somando 24 horas de aprendizado. As aulas aconteceram nos laboratórios de informática da unidade de ensino, totalmente equipados com máquinas de uso individual. Os responsáveis por acompanhar a melhor idade neste aprendizado foram os próprios alunos da instituição interessados em ingressar na vida acadêmica.

A presidente do FSS, Glauciane Franco agradeceu ao diretor, alunos e professores da FATEC pela parceria e parabenizou os alunos. “É motivo de muita alegria possibilitar para nossa terceira idade a inserção no mundo digital, por meio de um trabalho tão sério com este. O Fundo Social continuará sempre em busca de novas parcerias, para aumentar ainda mais nossa capacidade de geração de oportunidades. Aproveito para agradecer muito a participação de todos os alunos, dos monitores e da equipe da Fatec para que o projeto fosse realizado com sucesso”.

Tiago Carneiro lembrou que o projeto é apoiado por subsídios didático-pedagógicos, além de contar com softwares didáticos, internet e apostilas em formato digital. “É um projeto de extrema importância para manter a proximidade da instituição com a comunidade local. Podem ter certeza de que as nossas quartas-feiras foram muito mais alegres e felizes com a presença de vocês alunos. Vocês afirmaram que aprenderam muito com esse curso, mas podem ter certeza, nós também aprendemos muito com vocês, com a garra e a força de vontade de cada um, essa força de viver não tem preço. Agradeço também ao prefeito Flá e à presidente do FSS, porque sem o amor deles, a FATEC não conseguiria fazer esse tipo de trabalho”, frisou.

O prefeito Flá parabenizou os alunos e reafirmou que pretende continuar firmando importantes parceiras que garantam melhorias para a população. “Quero parabenizar a todos vocês que participaram desse curso que insere a terceira idade no mundo digital, por meio da parceria Fatec e Fundo Social de Solidariedade. Agora vocês terão, a partir de agosto, que participar de um segundo módulo que vai capacitar ainda mais a todos que se inscreverem. O Fundo Social, desde março do ano passado até hoje, já ofereceu 2.265 oportunidades de aprendizado e vocês agora fazem parte desse time. Parabéns a todos e que Deus os abençoe”.

A aluna Eurides Carvalho ressaltou e agradeceu “aos professores, aos monitores que foram muito educados e atenciosos, e nos deram a oportunidade de adquirir um tipo de conhecimento que a gente não tinha”. Clélia de Lourdes Bolseto falou em nome da turma e enalteceu a qualidade do curso. “Esse curso foi excelente. A gente, até então, não sabia muita coisa de informática, e com atenção, dedicação e carinho, os alunos e professores nos ensinaram e nos deram novas oportunidades. Foi tão bom que eu já vou me matricular nas aulas do segundo módulo que começam em agosto. Aliás, eu quero convidar todo mundo da terceira idade para que venha participar também”.