O vice-prefeito José Devanir Rodrigues, o Garça, prestigiou na manhã da sexta-feira, dia 23 de novembro, a inauguração de um Posto de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) na Faculdade de Tecnologia de Jales (FATEC). O posto terá a proposta de aproximar ainda mais estudantes e empresas ou instituições públicas para oportunidades de vagas em estágio e aprendizagem. De um lado, a empresa e órgãos públicos que abrem oportunidades para os estudantes fazerem estágio. De outro, os estudantes aproveitando para mostrar a energia e novas propostas e possibilidades dentro das empresas.

O evento contou com a presença do gerente regional do CIEE SP Oeste, Ney Godoy, da supervisora do CIEE de São José do Rio Preto e Região, Daniela Sandrini, da Consultora do CIEE, Francine Rodrigues Bottaro, consultores de atendimento a empresas da região de Jales e o diretor da FATEC, Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Júnior. Além do vice-prefeito Garça, estiveram presentes o secretário municipal de Comunicação, Douglas Zílio e representantes das secretarias municipais de Administração e Educação. Também participaram o vereador Bismark Jun Iti Kuwakino, representantes da Igreja Católica, Santa Casa de Jales, Hospital de Amor, OAB, Câmara Municipal de Jales, Prefeitura de Urânia, Unijales, entre outros órgãos e instituições.

O CIEE também administra, além do programa de estágio, o Programa Aprendiz Legal, que atende a lei da aprendizagem na contratação de jovens entre 14 e 24 anos. A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes e o contrato de trabalho pode durar até dois anos. Durante esse período, o jovem é capacitado no CIEE e na empresa, combinando formação teórica e prática. Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do País, difundindo os valores e cultura de sua empresa.

“É uma via de mão dupla: o estudante aproveita para mostrar seu potencial e a empresa ou órgão público para oxigenar seus processos. Todos saem ganhando”, lembrou Daniela Sandrini, que acrescentou: “Na região de Jales há uma grande demanda para abertura de vagas. “Hoje já estamos formando a terceira turma de jovens aprendizes na região. Temos cerca de 42 jovens em capacitação, mas com uma possibilidade de muito mais jovens conseguirem uma colocação nas empresas”.

Já no programa de estágio são cerca de mil jovens na região que conseguiram uma vaga. A possibilidade de efetivação pode acontecer ou na própria empresa que estão fazendo o estágio ou em outra.

O vice-prefeito Garça enalteceu a parceria entre o CIEE e a Prefeitura e Jales e parabenizou pela inauguração do Posto. “Quero parabenizar o CIEE pela inauguração de Posto de Atendimento em Jales, mostrando que acredita no potencial de nossa cidade e reafirmar nossa grande parceria. Hoje na Prefeitura de Jales temos cerca de 200 estagiários que fazem parte do Programa de Estágios do CIEE e que após esse período terão a chance de estarem inseridos no mercado de trabalho, essa é uma grande oportunidade”, ressaltou.

O posto de atendimento funcionará na sala 1º A da Faculdade de Tecnologia de Jales – FATEC, na Rua Vicente Leporace, 2630, das 9 às 18h.