William Shakespeare já dizia: “Se a música é o alimento do amor, toque”. E foi essa expressão cultural que tem o poder de unir as pessoas que levou o garoto Luciano Aparecido Luiz, de 12 anos, ao encontro do prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, durante a Feira da Uva e do Mel, realizada no início do mês de agosto, em Jales. O menino manifestou seu desejo de cantar no evento, então o chefe do poder executivo jalesense e sua esposa, a primeira-dama Glauciane Pontes Helena Franco, lhe apresentaram o Projeto Guri.

O Guri é o maior programa sociocultural brasileiro voltado para a formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, entre os 6 e 18 anos, oferecendo cursos gratuitos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical, em mais de 280 polos de ensino no interior e litoral do Estado. Foi amor à primeira vista: hoje, um mês depois, Luciano já frequenta as aulas do projeto no Polo de Jales, que funciona nas dependências da Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho – ETEC, no prédio onde funcionava o antigo DOC.

O polo em Jales, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal, tem como objetivo promover a educação musical, procurando o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo os cursos gratuitos de coral, clarinete, contrabaixo, flauta transversal, percussão, saxofone alto, saxofone tenor, trombone, trompete, viola erudita, violão, violino e violoncelo.

Segundo a coordenadora Cristiane de Cassia Bonutti Beletti, o projeto desenvolve também práticas de inclusão e uma maior atenção para os alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social. “A partir do momento em que passam a integrar o Guri, os alunos recebem atenção que vai muito além do ensino música”.

A mãe do garoto Luciano, dona Lúcia disse que as aulas de Coral estão contribuindo para desenvolvimento do filho. “ele sempre sonhou em cantar, queria participar de aulas de música, mas o Projeto Guri oferece aulas de coral. Ele conheceu o projeto e manifestou o desejo de participar, então dei total apoio. A música tem poder de tocar, emocionar e transformar pessoas, se é isso que ele quer para a vida dele, vamos apoiar e o Guri é um grande incentivo”.