Na quarta-feira, dia 11 de julho, foi realizado o encerramento do grupo Oficina Terapêutica de Saúde Mental, realizada na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Getúlio de Carvalho, localizada no bairro Jardim Arapuã. A ação contou com uma exposição dos trabalhos que foram desenvolvidos com os pacientes durante o período de três meses da oficina, por meio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com o auxílio da Secretaria Municipal de Saúde de Jales.

O projeto foi desenvolvido pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que teve como público-alvo, pacientes com queixas mentais, ou que estavam em tratamento psicológico ou psiquiátrico, objetivando prevenir agravos e promover uma melhora na saúde e bem-estar emocional, através de pinturas em MDF, guardanapo e crochê, ensinadas pelas voluntarias da comunidade.

A oficina foi conduzida pela psicóloga Éllen Shumiski, do NASF, que realizou orientações sobre transtornos mentais, dinâmicas de grupo e aplicações de técnicas de relaxamento e respiração. Segundo a psicóloga, o grupo possibilitou a construção e fortalecimento de vínculos entre os pacientes, troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades emocionais.

Para o mês de agosto está programado um novo grupo de Oficina Terapêutica de Saúde Mental. Os interessados devem procurar o agente comunitário de sua ESF para mais informações.