O município de Jales completou 78 anos na segunda-feira, dia 15 de abril, mas durante todo mês, a Prefeitura Municipal e diversos organizadores de eventos realizarão atividades que fazem parte do calendário oficial do município, em celebração a data. Neste final de semana, por exemplo, dois torneios marcaram as comemorações: a 20ª Copa de Judô da Cidade de Jales o 22º Torneio de Gueitebol.

No sábado, dia 13, aconteceu na quadra da Cooperjales Objetivo a 20ª Copa de Judô da Cidade de Jales. O evento reuniu competidores e também atletas das cidades de Andradina, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Santa Fé do Sul, Três Lagoas, Votuporanga e São José do Rio Preto.

Cerca de 460 participantes se inscreveram na competição, de acordo com o organizador do evento, Luiz Antônio Nunes de Moraes, o Gordo. “Os atletas foram premiados com troféus. Todos os competidores da classe iniciante, a Pré-mirim receberam o troféu para o incentivo ao esporte”, ressaltou.

A Classe Mirim, a partir dos dez anos, ficou com Jales em 1º lugar, Andradina em 2º lugar e Votuporanga em terceiro.

Na categoria Adulta Feminino, quem levou as duas primeiras colocações foram os times de São José do Rio Preto. O Automóvel Clube alcançou o 1º lugar, em 2º a Associação Matsumi de Judô e Karatê. Jales ficou com o 3º lugar.

Os times que conquistaram seu lugar ao sol no Adulto Masculino foram o Automóvel Clube, em 1º, a Associação Matsumi de Judô e Karatê o 2º e a cidade de Andradina em 3º.

Alcero Rodrigues Nogueira Junior, presidente da Associação de Judô Jalesense agradeceu o apoio do município e familiares dos judocas participantes. Sandra Correia, mãe de dois atletas jalesenses que treinam há pouco mais de dois meses não conteve a emoção ao ver um dos filhos erguendo o troféu. “É emocionante, por tão pouco tempo de treino. Eles estão de parabéns”, relatou.

Gueitebol

Já o 22º Torneio de Gueitebol, realizado no domingo, 14 de abril, no Clube de Campo do Nipo Jalesense, localizado na Rodovia Euphly Jalles, que liga Jales a Pontalinda, rendeu grandes emoções para os adeptos a modalidade.

O Gueitebol, tradicionalmente praticado por clubes da comunidade japonesa, reuniu centenas de atletas de 20 municípios tanto da região quanto de outros estados. Vários times disputaram os títulos e premiações nas categorias Super Diamante, Diamante, Ouro e Prata. Araçatuba ficou em 1º lugar na categoria Super Diamante; em 2º veio Jales, 3º lugar São José do Rio Preto ao lado de Aliança. Na Diamante quem levou a melhor foi Jales, seguida de Aliança na segunda posição, em 3º a cidade de Santa Fé do Sul com Lins na mesma colocação. A categoria Ouro teve Dracena em 1º lugar, em 2º a cidade de Aliança e 3º Araçatuba com Jales. A categoria Prata, Guaraçaí levou a melhor, logo depois a cidade de Birigui ficou com o 2º lugar e em 3º veio Santa Fé do Sul também com Jales na mesma colocação.

A competição esportiva teve início às 7h30, com presença do diretor do departamento de Gueitebol, Oswaldo Tamagawa e o vereador e presidente do Nipo Jalesense, Fábio Kazuto Matsumura.

O torneio foi realizado no Clube de Campo do Nipo Jalesense e promovido pela Associação Cultural e Esportiva Nipo Jalesense, em parceria com Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT).

Ambos os eventos tiveram parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Smect).