A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi representada no 32° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril, em Rio Claro, interior do estado. O município, pela primeira vez participou do congresso apresentando na 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios o trabalho “Grupo de Autocuidado em Hanseníase com ênfase em Educação em Saúde”, de autoria da coordenadora do SAE/ CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento), Dieine Morise Mendes Garcia, supervisionado pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira.

O evento, promovido pelo COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) tem como objetivo debates, reflexões e encaminhamentos que envolvam a troca de experiências, diálogo e comunicação entre os 645 municípios paulistas, celebrando a construção da maior política pública de inclusão social do país nos últimos 30 anos, que é o Sistema Único de Saúde (SUS).

O congresso trabalhou o tema “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!” e também promoveu 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano.

Durante os três dias foram realizados simpósios, rodas de conversa e temáticas, assembleias, encontro de prefeitos, discussões e reuniões temáticas que contaram com a participação de membros do COSEMS/SP, o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Marco Antônio Zago, além do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. “Foi uma oportunidade prazerosa e produtiva, num ambiente criado para aprendizado, com abertura para ouvir, falar e discutir inúmeros temas com profissionais experientes, comentou a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira.