Na quarta-feira, dia 07 de agosto e na quinta, dia 08, Jales voltou a sediar o Seminário de Agroecologia e Agricultura Orgânica, Feira de Produtos Orgânicos e a Feira de Saberes, Sabores e Sementes, que juntos formam o maior evento do setor no Noroeste Paulista. A quarta edição do Seminário aconteceu na sede da Escola Vocacional.

Participaram da cerimônia de abertura na manhã da quarta-feira, o prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, o presidente da Comissão Organizadora do evento, o professor mestre Nilton Marques de Oliveira, o bispo diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, o representante do CREA-SP, André Grisi (representando o presidente Vinícius Marineli), além dos representantes da AERJ, Antônio Cruz, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – EDR Jales, Luciano Martinês, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jales, Silvia Avelhaneda Pigari, da Ecofam Certificadora, Oscar Gardiani, da EMBRAPA Uva e Vinho, João Dimas Garcia Maia, da ETEC Jales, Willians Pizolato, da FATEC Jales, Cristina Tondato, do Instituto Agronômico – IAC, Erivaldo Scaloppi Júnior, do Instituto BioSistêmico – IBS, Marta Avelhaneda e do SEBRAE-SP – escritório de Votuporanga, Bruno José dos Santos.

Durante o evento gratuito que reuniu mais de 750 pessoas de aproximadamente 120 cidades, palestras, oficinas e mesas-redondas mostraram aos participantes o potencial da região Noroeste Paulista na produção e comercialização dos orgânicos, cujo mercado cresce cada vez mais. “Estamos muito felizes e satisfeitos, pois registramos inscrições de quase 800 pessoas de 122 municípios, superando os números do ano passado de 700 pessoas de 70 cidades. Temos aqui participantes dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Amazonas, entre outros, mostrando a credibilidade e qualidade de nosso Seminário”, ressaltou Nilton Marques, presidente da Comissão Organizadora.

O primeiro dia contou com palestra institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) / Associação dos Engenheiros da Região de Jales (CREA); “Os fundamentos da Agricultura Orgânica”, ministrada pelo produtor rural de Indaiatuba-SP, Fernando Nogueira; “Implantação de um modelo de Agricultura Agroecológica com princípios biodinâmicos”, proferida pelo consultor Marcelo Sombiase e “Manejo de doenças e nematoides na rotina do produtor orgânico”, ministrada pelo APTA regional Sebastião Tivelli. Os participantes também visitaram os estandes das empresas e instituições que expuseram no evento.

A quinta-feira começou com a palestra “Produção de sementes orgânicas e biodinâmicas em propriedades da Agricultura Familiar”, do engenheiro agrônomo Vladimir da Rosa Moreira. Após visitas aos estandes e almoço, foram realizadas mais duas palestras: “Produção de tilápia de modo mais econômico e sustentável”, pelo biólogo e coordenador técnico e biosseguridade – Geneseas, Gustavo Moreira Alves e pela médica veterinária Geneseas, Maísa Selingardi e “Uso de homeopatia para controle de doenças em plantas”, pelo engenheiro agrônomo João Nabuco.

Na sexta-feira, dia 9, foram realizadas três oficinas: “PANC: Plantas Alimentícias não Convencionais – Preparo de Alimentos”, com a engenheira agrônoma Suzana Rios (CRDS da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; “Implantação de sistema agroflorestal”, com o pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas, Afonso Peche Filho e “CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura – Um novo modelo de consumo consciente”, com a terapeuta naturista e bacharel em química, Cristiane Gaia. Nesse dia também aconteceu a 10ª Feira de Sementes Crioulas, Orgânicas e Biodinâmicas do Estado de São Paulo, com a troca de sementes, manivas, estacas e mudas entre os produtores e entidades; a Feira de Produtos Orgânicos, com a exposição e venda desses produtos; a Feira de Saberes, com exposição e venda de artesanato e a Feira de Sabores, com venda de alimentos e condimentos.

“Não podemos deixar de incentivar e apoiar um evento como este, de tamanha importância e destaque, que traz mais de 700 pessoas de dezenas de cidades para Jales que se torna referência no setor, que oferece conhecimento e troca de experiências na área de agroecologia e orgânicos, que cresce e se destaca a cada dia. Quando falamos dos orgânicos, temos dado total apoio, tanto que hoje existe um barracão no Comboio, cedido pela Prefeitura, que valoriza o trabalho desses produtores rurais que focam na produção desses alimentos. Vamos continuar dando total apoio a esse nicho da agricultura”, enfatizou o prefeito Flá.

O Seminário de Agroecologia e Agricultura Orgânica é uma realização do Codeter, organizado por diversas instituições: Fatec Jales “Prof. José Camargo”; Escola Técnica de Jales-Etec; Centro Paula Souza; Governo do Estado de São Paulo; Ecofam; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); SEBRAE-SP (Votuporanga); Instituto BioSistêmico (IBS), Universidade Estadual Paulista (Unesp); Aproanp; Universidade Aberta do Brasil (Polo Jales); Associação biodinâmica; Diocese de Jales; Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA e Associação dos Engenheiros da Região de Jales patrocinam o evento.