O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, fez questão de parabenizar o atleta Arthur Francisco Mendonça Lima, de apenas 12 anos, que no sábado, dia 07, foi classificado para a Seleção Brasileira de Karatê. A classificação foi conquistada após ficar em segundo lugar na categoria Katá Masculino da Sub-14 na Seletiva Nacional realizada pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) na cidade de Natal/RN, que contou com os melhores atletas do Brasil das categorias infantil, cadetes, júnior e sub-21.

O garoto e o Sensei Edson Resende, que estiveram no gabinete do prefeito na tarde da terça-feira, dia 10, contaram que a próxima etapa será participar do Campeonato Sulamericano de Karatê, entre os dias 20 e 26 de abril, na cidade de Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia.

“Classificaram-se para a Seleção Brasileira os dois melhores atletas de cada categoria. Na categoria do Arthur estiveram presentes na seletiva nacional os 20 melhores atletas do Brasil. Com ele se classificou o atleta paraense Péricles Sobrinho”, contou Edson.

Dois dias antes da classificação, na quinta-feira, 05, Arthur foi Campeão Brasileiro. Ele conquistou a medalha de ouro na mesma categoria na Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro, também realizada na cidade de Natal/RN, ocasião em que venceu o atleta paraense entre os outros 24 atletas participantes.

O pequeno Arthur, filho de Lúcia Mendonça e João Carlos da Silva Lima, mora em Jales e treina todos os dias da semana, às vezes até aos domingos, segundo o sensei Edson. O atleta vem evoluindo cada vez mais em suas participações em competições, tendo no ano passado conquistado uma medalha de prata no Campeonato Brasileiro na categoria Katá Masculino, Sub-12. No final do ano passado chegou a ser aprovado em exame para a faixa roxa e pôde participar de seletivas visando a Seleção Brasileira. “Em competições internacionais de Karatê, apenas atletas acima da faixa roxa podem participar. Foi a primeira oportunidade do Arthur em uma seletiva para a Seleção Brasileira e ele já conseguiu a vaga, mostrando uma grande evolução e grande esperança de medalha nesse Campeonato Sulamericano”, revelou Edson.

O professor exaltou a conquista de uma medalha em uma competição oficial da CBK, tendo em vista a quantidade e qualidade dos adversários, pois a Confederação é a única reconhecida pelo MEC e pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), como representante do Karatê Esportivo Oficial. “É a única confederação em que os atletas podem pleitear uma vaga na Seleção Olímpica. Muitas pessoas não sabem, mas existem diversas federações de Karatê no Brasil, mas somente a CBK é oficialmente reconhecida como representante do karatê esportivo oficial, o que faz com que a competitividade das suas competições seja altíssima”.

O professor falou sobre a dificuldade de se enviar um atleta do nível do pequeno Arthur para competições internacionais. “Infelizmente, no Brasil, o esporte amador ainda não recebe o incentivo financeiro necessário e o atleta deve ser responsável pelos gastos com passagens, translados, hospedagens e alimentação, o que dificulta muito a participação em campeonatos internacionais. Vamos correr atrás de recursos para poder confirmar a participação de Arthur neste Campeonato Sulamericano e queremos contar com o apoio do poder público e também de empresários da região que puderem colaborar”.

Edson agradeceu ao prefeito Flá pelo apoio ao esporte e também ao atleta Arthur Lima que recebeu, durante sua passagem por Natal, custeio com hospedagem e alimentação.

“Quero te dar os sinceros parabéns por esta conquista e por ter levado o nome da nossa querida Jales tão longe e tão alto. Você talvez não tenha ideia do quão importante é isso para incentivar outras crianças e jovens a praticarem esportes, garantindo não só saúde e condicionamento físico, mas o espírito de coletividade, proporcionando novas amizades, experiências e descobertas. Inclusão social, conhecimento cultural, conscientização ambiental, todas essas ações podem ser conectadas com a prática esportiva e tudo isso você vai poder levar para as outras pessoas que vão se inspirar em você, esse grande atleta que nos enche de orgulho”.

O atleta Arthur Lima, que agora faz parte da Seleção Brasileira, com o prefeito Flá e o Sensei Edson Resende