Em mais uma ação de conscientização e mobilização visando conter o avanço da Covid-19 em Jales, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado, 18 de julho, abordagens comunitárias para identificar possíveis sinais e sintomas suspeitos da doença.

Os profissionais escolheram área central da cidade e o Comboio (Feira do Produtor Rural), em função da grande circulação de pessoas. Foi realizada a aferição de temperatura nas pessoas abordadas, que também receberam orientações sobre o novo coronavírus. Também foram feitos encaminhamentos de atendimento para casos específicos.

As abordagens foram feitas por seis duplas de agentes de saúde e, no total, foram atendidas 1.021 pessoas, somados os dois locais.

Com o resultado da ação foi possível apontar diversos dados importantes sobre a transmissão da Covid-19 no município, entre eles, constatar que cerca de 3% dos entrevistados apresentavam sintomas de síndrome gripal e quase 6% tiveram contato com casos positivos já confirmados.

Também foi apontado que 2,05% da população abordada não fazia uso de máscara de proteção, apesar do uso do acessório ser solicitado em locais públicos. “Nós voltamos a falar sobre a importância da prevenção. Todas as pessoas atendidas pelas equipes receberam as orientações das profissionais e estamos pedindo que todos façam uso das máscaras, higienizem bem as mãos e mantenham o distanciamento social. Não estamos em um momento propício para fazer reuniões e festas com amigos”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde Maria Aparecida Moreira Martins.