O Fundo Social de Solidariedade de Jales promoveu a sexta edição do Chá das Gestantes, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais do SAE-CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). O evento foi realizado na sede da Associação Nipo Jalesense na tarde da sexta-feira, dia 15 de junho.

A tarde foi bem movimentada com a participação das 16 gestantes e acompanhantes. O evento teve a presença do Ginecologista e Obstetra Dr. Luiz Gonzaga Mendes Vieira, que abordou assuntos relacionados à gestação. O profissional começou explicando que o primeiro passo é iniciar o pré-natal, pois esse acompanhamento é muito importante, tanto para a saúde da mãe como para a saúde do bebê. Logo depois ele falou sobre a alimentação saudável durante a gestação, a realização de atividades físicas, o processo do parto e o pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê.  Durante o bate – papo o médico ainda explicou que durante a gestação é provável que a gestante sinta cólicas leves à medida que o embrião se implanta no útero. “É muito importante lembrar que algumas cólicas são normais durante a gestação, mas nos casos de cólicas fortes e decorrente de sangramentos a mulher deverá entrar em contato com seu médico imediatamente”, orientou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, a gestação é um momento muito importante na vida da mulher, e o Chá para Gestantes vem conseguindo atingir o seu objetivo. “É muito importante à participação dos membros da saúde durante a gestação, por este motivo realizamos ações de promoção de saúde e cuidados com a gestante e a relação mãe-bebê, neste período”.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Glauciane Pontes Helena Franco, o FSS apoia e estimula a Secretaria da Saúde na produção e desenvolvimento do Encontro de Gestantes. “Se trata de um momento muito importante, é o momento da valorização da vida, e pensamos sempre em oferecer melhorias na qualidade de vida da população em geral. O trabalho que a Saúde faz é um trabalho sério e competente, condizente com a nossa realidade.”

O prefeito Flá, que esteve na abertura do evento, afirmou que “nós somos apoiadores dessas iniciativas e vamos continuar unindo forças no sentindo de promover o bem estar do ser humano na nossa cidade”.

Os integrantes do SAE- CTA e NASF realizaram atividades físicas, buscando uma maior interação e contato entre as participantes do Chá.  Logo após o encerramento das atividades foi realizado um café da tarde e o sorteio de brindes que foram confeccionados e doados pelo Fundo Social de Solidariedade.