Na última sexta-feira do mês de agosto (31), o Fundo Social de Solidariedade de Jales (FSS) concluiu o curso “Horta Vertical Comunitária entre famílias”, projeto social que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias aprendizes. Esta foi à primeira turma a participar do curso.

Além de possibilitar ganhos na qualidade alimentar e nutricional, o projeto também pode proporcionar uma fonte de renda aos participantes, já que os alimentos produzidos na horta podem ser vendidos e seu custo de produção é baixo, pois a horta vertical é confeccionada com material reciclável.

O cultivo de hortaliças, legumes, frutas e ervas medicinais faz com que as pessoas desenvolvam também habilidades sociais, semeando amizades que contribuem para a socialização, criando ao mesmo tempo uma identidade individual.

O público alcançado que pode participar é de até 20 usuários cadastrados nos programas sociais, tais como Bolsa Família, Renda Cidadã, entre outros. Interessados no curso podem procurar no Fundo Social, que fica localizado na Rua 06, nº 2338, Centro, ou sanar dúvidas pelo telefone 17- 3621-5364. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Palets, garrafas pet, caixotes, lixas, furadeira, braçadeiras, buchas e parafusos, ganchos, pregos, arames, terra, regador, mangueira, luvas, pás e também húmus de minhoca e esterco de boi, mudas variadas de legumes, verduras, frutas, ervas medicinais e sementes são os materiais utilizados para a elaboração da oficina de horta vertical.

O curso recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Jales, por meio do FSS, Casa da Semente e Toque Verde Paisagismo.