Prefeitura orienta sobre como realizar poda e corte de árvores no município

Com o o objetivo de reforçar as ações de preservação do meio ambiente e continuar incentivando a população a respeitar a natureza, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, está orientando a população sobre poda e também sobre a supressão (corte) de árvores no município.

De acordo com a secretária da pasta, Sandra Gigante, a poda é necessária para conciliar a estrutura da vegetação arbórea com as edificações ou equipamentos urbanos, procurando preservar, ao máximo, a arquitetura original do indivíduo arbóreo. “A arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição do ar e sonora, valorizam os imóveis, fornecem sombra e também abrigo e alimento para os animais silvestres, além de outros”.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, quando o munícipe necessitar realizar poda de árvores, um formulário deverá ser preenchido junto aos  podadores, devidamente habilitados, que realizaram treinamento, capacitação e cadastro junto à Prefeitura Municipal. Essa solicitação deverá ser preenchida com os dados do munícipe, dados do podador, endereço do local, tipo de poda, entre outras informações pertinentes ao serviço. Após o preenchimento, o podador entregará esta solicitação na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para o que seja inserida no sistema de dados da Prefeitura. “Depois da entrega da solicitação o podador poderá executar o serviço. Após alguns dias a Prefeitura Municipal realizará a fiscalização in loco para constatar se a poda foi executada de maneira correta”, ressaltou Sandra.

A secretária informou ainda que muito em breve os moradores de Jales também poderão solicitar e informar a poda através do site da Prefeitura. “O modelo de solicitação será disponibilizado no site da Prefeitura e após o preenchimento completo, o podador poderá realizar o serviço. Após alguns dias a Prefeitura irá fiscalizar a poda e as que não foram realizadas de maneira correta estão sujeitas à multa”.

Como deverá ser realizado o corte de árvores?

O munícipe deve requisitar a autorização para o corte de árvores. O pedido deverá ser feito na Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na Rua Nova Iorque, 1016, no Jardim Monterey.

Após a solicitação do morador, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizará a vistoria in loco e emitirá laudo técnico respondendo ao pedido. A Prefeitura poderá emitir três respostas para pedidos de corte: 1- Pedido negado, quando não é constatada nenhuma justificativa para o corte; 2 - Pedido autorizado sem substituição. (quando não há necessidade de plantio de outro indivíduo no local)ou 3- Pedido autorizado mediante compensação (quando há necessidade de compensação, que poderá ser feita através de doação de mudas ao Viveiro Municipal, recuperação de áreas degradadas, custeio de projetos ambientais e ou plantio de outro indivíduo no mesmo local).

O munícipe também poderá requisitar o corte através do site da Prefeitura . O modelo de solicitação será disponibilizado no site www.jales.sp.gov.br e após o preenchimento completo, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente realizará vistoria in loco para emitir laudo técnico respondendo ao pedido.  “Após respondido o pedido, a Prefeitura irá realizar a fiscalização no endereço indicado para verificar o cumprimento do que foi orientado em laudo técnico. O não cumprimento das orientações poderá causar multa”, frisou Sandra Gigante.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 17 – 3621 6688.

poda de árvores

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está orientando a população sobre poda e também sobre a supressão (corte) de árvores no município

01-PODA-DE-ARVORES

02 CORTE DE ARVORES