Prefeitura realiza projeto inédito de coleta e análise de amostras de solo em praças e avenidas em parceria com a ETEC

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente está realizando uma ação inédita no município: coletando amostras de solo em algumas das principais localidades da cidade, como avenidas e praças, por exemplo.

Pela primeira vez as amostras de solo estão sendo coletadas na Praça Dr. Euphly Jalles, Praça João Mariano de Freitas, Praça  “Antônio Eurípedes de Oliveira” (conhecida como Praça Japonesa, em frente ao Terminal Rodoviário) e nas avenidas João Amadeu, Francisco Jalles, Salustiano Pupim e Shiguero Kitayama. As amostras serão encaminhadas ao laboratório de Análises de Solo da Escola Técnica Estadual-ETEC de Jales “Dr. José Luiz Viana Coutinho”, parceira do Projeto.

A ação tem o objetivo de realizar diagnóstico das principais características do solo, como o nível de fertilidade, acidez, quantidade de nutrientes presentes, fatores importantes e que atualmente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acredita serem até mesmo limitantes, que pode estar impedindo e prejudicando o crescimento natural das árvores e plantas ornamentais plantadas há alguns anos e as que vêm vendo plantadas atualmente.

“Com os resultados em mãos, a Secretaria poderá adotar medidas mais corretas de manutenção e adubação das principais localidades escolhidas estrategicamente, pois cada uma delas têm sua característica própria, o que permitirá definir a quantidade correta de fertilizantes que deverá ser utilizada. Essas ações são importantíssimas pois estão diretamente ligadas à nutrição das plantas, pois plantas bem nutridas são mais resistentes à pragas e doenças, colaborando assim para diminuir custos de manutenção e reposição constantes principalmente das plantas ornamentais, que é o que está acontecendo muito hoje em dia, disse a Secretária Sandra Gigante”.

amostra de solo 01

A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a equipe que realizou a coleta das amostras de solo: Bruno, Roberto e Jairo

amostra de solo 02

As amostras de solo estão sendo coletadas em praças e canteiros centrais das principais avenidas da cidade