Projeto Integra SP é tema de palestra promovida pela Prefeitura e CATI a produtores rurais

Projeto Integra SP é tema de palestra promovida pela Prefeitura e CATI a produtores rurais

Uma palestra sobre o Projeto Integra SP foi realizada pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com da CATI Regional de Jales, para orientar produtores rurais do município sobre o projeto. A secretária da pasta, Sandra Gigante, participou do evento.

O Integra SP tem como objetivos principais a preservação e recuperação dos solos e dos recursos hídricos, a preservação ambiental e mitigação da emissão de gases de efeito estufa, capacitar os produtores na transferência de tecnologia, além da melhoria de renda e da qualidade de vida no ambiente rural. A palestra foi realizada na sede da Associação dos Engenheiros da Região de Jales (AERJ) e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Marcelo Takashi Onoe, diretor da CATI Regional de General Salgado/SP.

O projeto do governo do Estado de São Paulo disponibiliza os técnicos para realizar diagnóstico das características da propriedade rural, como por exemplo, nível de degradação e suas causas, tipo de solo, topografia do local, manejo das culturas e produtividade para cada propriedade em particular, “pois cada uma tem sua característica própria, o que permitirá definir as tecnologias que deverão ser utilizadas para minimizar os problemas de degradação”, ressaltou o palestrante.

A secretária Sandra Gigante disse que a principal meta da Secretaria nesse sentido é “informar e dar suporte aos produtores rurais do município sobre as alternativas que tanto a Municipalidade quanto o Estado disponibilizam aos produtores rurais para recuperar áreas degradadas. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente visa atualmente a recuperação de nascentes e áreas degradadas através da conservação de solo e recuperação de pastagens realizadas pela Patrulha Agrícola Municipal, mas os nossos produtores também podem encontrar outras alternativas como esse projeto, desenvolvido pela  CATI, onde as atividades de recuperação de áreas degradadas são passiveis de subvenção pelo FEAP/ BANAGRO e que os produtores são reembolsados de grande parte das despesas adotadas das práticas recomendadas”.

 

A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Marcelo Takashi Onoe, diretor da CATI Regional de General Salgado/SP

 

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante com o engenheiro agrônomo Marcelo Takashi Onoe, diretor da CATI Regional de General Salgado

Saúde
Hospedagem
Lazer
Alimentação
Eventos
Turismo Rural
Fundação
1941
População
47.012
Território
368,574 km²
Clima
Tropical
DDD
17
CEP
15700-000